Siga-nos

Urbanismo

Córrego Ipiranga: obras serão requalificadas após alagamento

Publicado

em

Em dezembro, a cidade toda sofreu com as chuvas. Mas, alguns antigos pontos críticos voltaram a alagar e mostrar que o problema da drenagem ainda não foi resolvido na cidade.

Na região, um dos mais graves problemas aconteceu às margens do Córrego Ipiranga. O riacho que faz parte do hino nacional enfrenta obras para acabar com transbordamentos há quase três décadas e a solução definitiva não vem.

No atual plano de metas da Prefeitura, uma das promessas é justamente construir reservatórios de água e outros projetos de contenção, mas o ritmo das obras está lento.

Em dezembro, o córrego transbordou no dia 22 e fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) decretasse estado de alerta para a região por uma hora. Três pontos de alagamentos, todos intransitáveis, foram registrados na Avenida Professor Abraão de Moraes (na altura da Avenida Fagundes Filho, Avenida Bosque da Saúde e na Avenida Miguel Estéfano).

O resultado foi que um trecho da margem do córrego Ipiranga sofreu solapamento, em frente à Rua Ouvidor Peleja. No dia 31 de dezembro de 2015, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, publicou o extrato de contrato da obra.

Segundo a secretaria, a requalificação visa recuperar o pavimento e executar a contenção da margem do córrego no trecho afetado, que tem cerca de 50 metros. O valor da obra é de R$ 1,5 milhão, e o prazo é de 30 dias após a assinatura do contrato e da ordem de serviço, que foi lavrada no final de dezembro de 2015.

Outras obras

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, informou ainda que para as demais obras na região, já está com contrato assinado e ordem de serviço para as obras de canalização de 1.600 metros do córrego Ipiranga, a execução de dois piscinões, que juntos irão armazenar 310 mil metros cúbicos.

Esta obra tem recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, num total de R$ 160 milhões. O prazo da obra é de 24 meses. A secretaria, entretanto, não deu prazo de início das obras.

A nascente do córrego Ipiranga está localizada dentro do Parque do Estado, zona sul. A bacia tem 23 km² de área de drenagem, com cerca de 82% urbanizado, e os 18% restantes são representados pelo Parque do Estado. Seu curso principal segue por meio de galerias, até desaguar na lagoa Aliperti, próximo da rua Dr. José Bento Ferreira. O fluxo neste ponto é direcionado por meio de galeria sob a Rodovia dos Imigrantes, até o início do canal aberto, que fica a jusante do viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, perto  da avenida Fagundes Filho. O canal aberto tem geometrias variadas, e segue pelas avenidas Professor Abraão de Moraes, Ricardo Jafet, e Teresa Cristina, até desaguar no rio Tamanduateí, totalizando cerca de 9km.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados