Siga-nos

Meio ambiente

Corredores comerciais terão ciclovia

Publicado

em

Uma nova pista vai praticamente dobrar a extensão de ciclovias na cidade. Serão mais de 37km, ligando Pinheiros a Santo Amaro

São Paulo terá pistas exclusivas para atender o público que pretende fazer o trajeto casa-trabalho usando bicicletas. O meio de transporte que tem se popularizado na capital é considerado sustentável porque não polui, diminui o número de carros em vias púbicas e, por consequência, melhora a qualidade de vida e reduz congestionamentos. Além disso, é benéfico para a saúde dos ciclistas.

Foi anunciada na semana passada a construção de 37 quilômetros de ciclovias em avenidas com grande movimentação de trabalhadores A proposta é interligar centros comerciais como Faria Lima, Luis Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Água Espraiada. Ja está em obras a ciclovia vai integrar Pinheiros e Santo Amaro. A ciclovia vai sair do Largo da Batata e seguirá até a Ponte João Dias, integrando os centros comerciais das avenidas Faria Lima, Luis Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Água Espraiada.
As obras do trecho entre as avenidas Luis Carlos Berrini e Água Espraiada deve ser entregue em até 15 meses. O novo trecho, compreendido entre o Largo da Batata e a Avenida Faria Lima, acabou de receber licença ambiental e será licitado em breve.
Vale destacar que a ciclovia é diferente da Ciclofaixa de Lazer, que é aquela pista montada em diversas avenidas da cidade apenas aos domingos e feriados nacionais, entre 7h e 16h. Na ciclovia, a demarcação é permanente, garantindo mais segurança para o tráfego de bikes.
Haverá também, na região da Faria Lima, um bicicletário, que contará também com serviços de manutenção e deve ser entregue até março deste ano. Para a Prefeitura, a ciclovia será mais uma alternativa à da Marginal Pinheiros, que corre paralela à linha da CPTM. A nova ciclovia passará por áreas comerciais em um traçado mais central e estará interligada a outros meios de transporte.
Outra novidade para os amantes do uso da bicicleta como forma de transporte pela cidade é que agora é possível usar o Bilhete Único para alugar uma bicicleta no Bike Sampa, estações de bicicletas patrocinadas pelo Banco Itaú espalhadas por toda a cidade. Os endereços das estações podem ser conferidos no site www.bikesampa.com.br.

 

Nova ciclovia
Passará por meio da cidade, diferente da já existente na Marginal do Rio Pinheiros

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados