Siga-nos

Educação

Coral Unifesp apresenta “Cinco olhares sobre Lenine”

Publicado

em

Como em todo fim de ano, uma das principais e mais emocionantes atrações culturais na região fica por conta do Coral Unifesp. Desta vez, o grupo resolveu montar um espetáculo com canções do pernambucano Lenine, com sons que marcaram os seis álbuns do compositor. Os arranjos vocais inéditos sobre as 15 músicas resultaram no belíssimo espetáculo “5 Olhares Sobre Lenine” que terá cinco únicas apresentações no teatro Marcus Lindemberg.
Prestes a completar 50 anos de existência, o Coral Unifesp se dedicou nas últimas duas décadas ao formato de coro cênico, tendo apresentado espetáculos de sucesso, como O Grande Circo Místico (2014-2015), A Noiva do Condutor (2010-2012) e A Era do Rádio (2005-2007).
Dessa vez, no entanto, o desafio é maior. Cinco diretores de teatro foram convidados para participar do projeto: Luis Ferron, Marcelo Lazzaratto, Maria Silvia do Nascimento, Reynaldo Puebla e Rodrigo Spina.
Cada diretor teve apenas cinco ensaios para trabalhar com os cantores, sem saber o que os colegas estavam produzindo: “Os diretores só vão ter uma ideia do show completo no dia do concerto. Antes disso, eles não vão saber, vai ser uma surpresa”, conta o regente Eduardo Fernandes, que no início teve dúvida se a ideia daria certo. “Quando o segundo diretor entrou, tive a certeza de que a gente estava no caminho certo. Os cantores estão tendo uma oportunidade raríssima de vivenciar opções estéticas muito diferentes. Tem um ganho incrível para o grupo”.
Há 25 anos à frente do Coral Unifesp, o maestro diz que o grupo demonstrava vontade de montar um espetáculo sobre Lenine faz tempo. Em 2016, a hora chegou.
A partir de sugestões dos participantes, Eduardo Fernandes escolheu músicas de diferentes épocas, parceiros e temáticas: “Lenine é um autor contemporâneo que dialoga com questões modernas e absolutamente da raiz brasileira”. Estão no repertório de “5 Olhares Sobre Lenine” canções que tratam da tradição nordestina, como Leão do Norte, escrita em parceria com Paulo César Pinheiro e presente no disco Olho de Peixe (1993). Outras têm um caráter mais universal, como Envergo Mas Não Quebro, parceria com Carlos Rennó do álbum Chão (2011). Dos 15 arranjos vocais, oito foram escritos para o espetáculo.
As apresentações acontecm dias: 26 de novembro, 02, 03, 09 e 10 de dezembro, sextas às 20h30 e sábados às 15h30.
O Teatro Marcos Lindenberg fica na Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino – Metrô Santa Cruz. Ingressos: R$ 20 (meia: R$ 10)

foto-8

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados