Siga-nos

Ecourbis

Cooperativas de reciclagem serão ampliadas em 30% na capital

Publicado

em

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para 50 vagas para habilitação e incubação das cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do programa SP Coopera, que tem como foco o suporte e impulsionamento do setor na cidade, fortalecendo as cooperativas que atuam na coleta de resíduos recicláveis.

O edital, aberto de 10 de julho a 8 de agosto, tem como objetivo inserir novas cooperativas no sistema Prefeitura de São Paulo, expandindo o número de habilitadas. As entidades cadastradas receberão suporte e apoio em diversos eixos como pagamento de contas e aluguéis, suporte técnico de especialistas da área e compra de equipamentos de proteção individual.

Deste total, 20 cooperativas receberão auxílios para pagamento de aluguel e de despesas com o fornecimento de energia elétrica e água; aquisição de equipamentos de proteção individual – EPI’s, além de acompanhamento, apoio técnico e disponibilização de resíduos recicláveis. Já as outras 10 organizações poderão contar com os mesmos benefícios, com exceção do pagamento de aluguel do espaço de trabalho.

Os processos de habilitação e incubação serão feitos de maneira isolada, pensando em cada tipo de organização que se inscrever. A iniciativa foi anunciada em 29 de junho, durante a oficina “Diálogos Sobre a Economia Verde: Cooperativismo”, que abordou os desafios da economia circular e do ecossistema do cooperativismo de reciclagem na cidade de São Paulo. O evento, realizado no Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, faz parte da Semana Municipal do Cooperativismo, realizado até 1º de julho, com o objetivo de debater o tema na cidade, com foco na geração de renda e o desenvolvimento econômico das cooperativas e dos cooperados da capital.

Como participar

Para participar, as cooperativas precisam preencher uma série de requisitos como estarem situadas na cidade de São Paulo; não possuir fins lucrativos; ser constituídas por maioria de cooperados de baixa renda; ter o número mínimo de sete cooperados, para cooperativas de trabalho, ou 20 membros, no caso de cooperativas tradicionais; ter comprovante de inscrição no Cadastro Municipal Único de Entidades Parceiras do Terceiro Setor – CENTS, ou, no caso de entidades não cadastradas, formulário de solicitação de inscrição no CENTS; contar com esteira ou bancada de separação de resíduos, balança digital e prensa.

As interessadas deverão preencher o plano de trabalho do edital e apresentar os documentos de habilitação até 08 de agosto na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na Av. São João – 473, 5º andar, das 10h às 16h. Após a entrega dos documentos, a Comissão de Seleção terá o prazo de 10 dias corridos, contados a partir do encerramento do período de envio da documentação, para análise dos dados apresentados.

Confira o edital completo aqui

Para a incubação de cooperativas serão destinadas 20 vagas. O processo, que ocorrerá por seis meses, tem como foco apoiar e desenvolver cooperativas que ainda não estão em estágio de maturidade para se habilitar perante a Prefeitura de São Paulo e visa promover o desenvolvimento, melhoria do desempenho e sustentabilidade econômica das cooperativas.

A incubação será realizada de outubro de 2023 a março de 2024. As inscrições podem ser feitas neste link!

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados