Siga-nos

Urbanismo

Continua paralisada obra para construir alça de acesso ao viaduto Mateus Torloni

Publicado

em

Trabalhos começaram há cinco anos, mas foram interrompidos. Via facilitaria acesso ao Centro de Exposições

 

Em 2007, a Prefeitura anunciou que seria cumprida uma antiga promessa: a construção de uma alça viária para facilitar o acesso ao Viaduto Mateus Torloni, no Jabaquara. A obra se tornava ainda mais importante conforme aumentava o movimento provocado por eventos no Centro de Exposições Imigrantes, que trava não apenas o tráfego de veículos que querem chegar ao estacionamento, mas de moradores da Cidade Vargas. No fim de semana passado, a comunidade local sentiu novamente na pele as consequências de a promessa não ter sido cumprida até hoje, cinco anos depois de os trabalhos terem sido iniciados. Dois eventos de grande porte –  o Feirão de Imóveis da Caixa e a Feira do Saber -, realizados paralelamente no pavilhão, provocaram enorme congestionamento local e dificultaram até a fluidez no sentido litoral da Rodovia dos Imigrantes.Vale ressaltar que o estacionamento no Centro de Exposições não é nada barato – R$ 25 reais. Ainda assim, estava lotado. Era também quase impossível encontrar uma vaga pelas ruas da Cidade Vargas e, nesse cenário, os moradores do bairro sentiram as dificuldades de chegar ou sair de casa, manobrar para entrar na garagem etc. HistóricoA obra para construir a alça de acesso ao viaduto foi iniciada em 2007 e interrompida pouco tempo depois. No ano seguinte, os trabalhos foram retomados, mas logo pararam novamente. A Prefeitura explicou, na época, que a empresa que havia vencido a licitação, por apresentar menor preço, foi à falência e se declarou incapaz de concluir a pista. A situação gerou um entrave burocrático e a abertura de via passou a servir apenas para abrigar entulho, sujeira e lama.Vários prazos e promessas passaram a ser feitos… e descumpridos. Em novembro do ano passado, o Diário Oficial do Município trouxe um decreto de suplementação de verbas para diversas obras e projetos da cidade, entre elas, a alça de acesso ao viaduto Matheus Torloni, no valor de R$ 300 mil reais. Mas, até agora, nenhum funcionário foi visto no local. Perto dali, placas indicam as obras para ligação da Rodovia dos Imigrantes com a Avenida Jornalista Roberto Marinho, dentro da Operação Urbana Água Espraiada, um mega projeto que custará bilhões aos cofres públicos. Mas, como a população pode confiar que obras viárias sairão do papel se nem mesmo uma pequena via, iniciada há cinco anos, foi sequer concluída?A obra, certamente, não vai impedir que eventos de porte continuem provocando trânsito na região, mas pelo menos ruas como Santa Antilia e Amborés deixarão de ficar congestionadas por serem a única forma de acessar o viaduto.

Acima, a obra de uma alça viária para acesso ao Viaduto Mateus Torloni, abandonada. Abaixo, fila gigantesca para o Feirão da Caixa, realizado no último fim de semana no Centro de Exposições Imigrantes

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pedro Paulo

    11 de outubro de 2014 at 14:45

    Acho um absurdo , obras paralisadas e perdendo dinheiro, pois esta alça de acesso ao viaduto Matheus torlonni, começou e já foi interditada isto causa um gasto a mais e problemas para a vizinhança do bairro, Sr. Prefeito e aí?O prolongamento da Av. Roberto Marinho deve demorar mais ou menos 30 anos.Este país é memorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados