Siga-nos

Cultura

Contação de histórias aborda Zumbi dos Palmares

Publicado

em

O Dia da Consciência Negra foi criado como homenagem ao líder da resistência negra na época da escravidão brasileira, Zumbi dos Palmares, que nasceu em 20 de novembro de 1665. Para marcar a data, a programação na região está intensa, com diversos shows e atividades no Centro Cultural do Jabaquara, no Museu AfroBrasileiro no Ibirapuera e também nas unidades do Sesc.
Um dos destaques é a programação de contação de histórias, para que as crianças e jovens tenham mais contato com a história de Zumbi, que acontecerá no Sesc Vila Mariana. O jornalista, escritor e ator Oswaldo Faustino estará no Sesc Vila Mariana nos próximos sábados, entre 21 de novembro e 19 de dezembro, apresentando a contação de histórias “Luana e as Sementes de Zumbi”, baseado em livro escrito por Aroldo Macedo, com sua colaboração. As apresentações acontecerão sempre às 15h30, no Foyer do Teatro da Unidade, grátis.
O espetáculo faz parte da programação do projeto Sankofa Memórias de Mão Dupla, que chega à segunda edição, no mês de novembro. Com o olhar voltado para o Dia da Consciência Negra (20/11), as atividades estimulam a reflexão sobre o histórico de violência contra os africanos escravizados no Brasil e também buscam incentivar obras simbólicas do legado cultural dos negros e afrodescendentes.
Oswaldo Faustino exerce o jornalismo desde 1976, com passagens pelos jornais Folha de S.Paulo, Diário Popular e Estado de São Paulo e também pela Revista Raça. Com atuação intensa dirigida às questões étnico-raciais, Oswaldo dedica-se também à literatura e apresenta um programa de web-rádio dedicado à cultura hip-hop, o Rádio Tambor. É autor de uma biografia do sambista Nei Lopes e do romance histórico “A Legião Negra”, sobre a participação do contingente negro na Revolução Constitucionalista de 1932. Assina também, juntamente com Aroldo Macedo, a série de livros infantis sobre a menina Luana, já com 5 títulos, além da série em quadrinhos “Luana e Sua Turma”, com 18 títulos.
A contação, que será apresentada no Sesc Vila Mariana, baseia-se no segundo livro da série “Luana”, editado em 2004: “Luana e as Sementes de Zumbi” conta a história da menina que acorda durante a noite ouvindo vozes que a chamam de “esperança de Palmares”, acompanhadas de tambores. Com seu berimbau mágico, Luana transporta-se para o Quilombo dos Palmares, em pleno século XVII, onde conhece o líder Zumbi e aprende que todas as crianças serão as sementes da luta contra a desigualdade no Brasil. A obra foi concebida à luz da Lei 10.639/03, que determina o ensino de cultura e história afro-brasileiras e história da África, nas escolas.
As sessões acontecerão gratuitamente, sempre aos sábados, 15h, no Foyer do teatro do Sesc Vila Mariana, entre 21/11 e 19/12. Para assistir às contações, não é necessária a retirada de ingressos
Contação de Histórias, com Oswaldo Faustino “Luana e as Sementes de Zumbi vai de 21/11 a 19/12 sábados, às 15h30, livre e grátis.
O Sesc fica na Rua Pelotas, 141 – Telefone: 5080-3000.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados