Siga-nos

Meio ambiente

Consumo exige responsabilidade

Publicado

em

Ofertas “Black Friday”, Natal: saiba como fugir das armadilhas que ameaçam finanças pessoais e também o meio ambiente

As promoções da Black Friday, no Brasil, são muitas vezes anunciadas como válidas para o mês de novembro todo. A ideia importada dos Estados Unidos promete grandes descontos e vem crescendo a cada ano no país. Em seguida, estimulado pelo 13º salário, o consumidor já passa a fazer compras de Natal e para férias. Mas, será que os produtos anunciados são realmente necessários ou essenciais?
O consumo excessivo afeta não apenas a vida individual de quem compra, mas também o meio ambiente.
Comprar é atividade cotidiana e necessária, mas o consumismo impensado que norteia estilos de vida pode gerar consequências até no clima do planeta
Os gastos estão relacionado ao uso de recursos (água, energia, alimentos), à geração de resíduos (poluição, lixo) etc.
Mesmo com o cenário atual de crise, o consumo no país deve chegar perto de 4 trilhões de reais, um crescimento de R$ 1,2 trilhão em comparação a 2012, segundo pesquisa realizada pelo IPC Maps 2016 (Indicador do Potencial de Consumo).
O Instituto Akatu para o Consumo Consciente tem algumas dicas para quem está se preparando para as compras neste período.
A primeira delas, é fazer uma lista do que realmente precisa e não se deixar levar apenas por ofertas de ocasião. Além disso, compare as características dos produtos concorrentes, mesmo nas promoções, avaliando inclusive durabilidade e segurança oferecida. Não dê valor a atributos que nunca serão usados.
As compras envolvem responsabilidade e não é só com a capacidade de pagamento, que deve ser calculada e planejada, mesmo em parcelas.
É preciso avaliar o processo de produção, se houve agressões à natureza ou
Prefira comprar perto de casa, usando meios de transporte não poluentes – de preferência vá a pé, de bicicleta ou recorrendo ao transporte público.
Evite sacolinhas plásticas, caixas em excesso – todas vão representar excesso de lixo, a menos que possam ser reaproveitadas.
O ideal é saber, também, se o item desejado foi produzido com cuidados em relação aos trabalhadores, à comunidade e ao meio ambient. Essa reflexão ajuda a evitar as compras por impulso, além de fomentar práticas responsávels por parte dos fabricantes.
Prefira itens duráveis e não troque artigos que ainda têm utilidade, estão em funcionamento, apenas em busca de um modelo novo.
Gerar menos lixo é uma nova postura. Ao decidir comprar, avalie o descarte imediato do produto antigo e o descarte futuro do item novo.

Compras devem ser feitas com  consciência e também com atenção às práticas dos fabricantes

Compras devem ser feitas com
consciência e também com atenção às práticas dos fabricantes

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados