Siga-nos

Meio ambiente

Consumir carne bovina custa caro ao meio ambiente

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Recente estudo divulgado por uma publicação americana – “Proceedings”, da National Academy of Sciences (PNAS) – comprovou o que cientistas e defensores do veganismo e a vegetarianismo já defendiam: a carne bovina provoca mais danos ao meio ambiente do que outras fontes de proteína com o mesmo valor calórico para o organismo humano. A poluição da água atinge níveis cinco vezes mais alto em nitrogênio, usa 28 vezes mais área para pastagem e gasta onze vezes mais água no processo de irrigação. Usando como base para análise os Estados Unidos, o estudo mostra que 60% das áreas de cultivo no país são usadas para a produção de bovinos ou para alimentos que manterão estes animais. Por fim, a publicação ainda apontou para o fato de que o gado bovino produz metano, gás de efeito estufa mais potente que o dióxido de carbono produzido pelos carros, e diz ainda que o esterco usado como fertilizante também emite o gás. O principal autor do estudo, Gidon Eshel, sugere que, sempre que possível, devemos substituir carne bovina por outro alimento.
No Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) desenvolve a campanha Segunda sem Carne, que conta com o apoio de várias instituições e prefeituras, inclusive a de São Paulo. A ideia é fazer com que as pessoas reduzam o consumo de carne vermelha e, como pontapé inicial, sugere que no primeiro dia útil da semana não se consuma a carne bovina. A campanha, na verdade, já existe em 35 países e em São Paulo vem sendo desenvolvida desde 2009: os alunos da rede pública paulistana não consomem produtos animais às segundas-feiras.
Além de ser positiva para o meio ambiente e para a saúde dos consumidores, a redução do consumo de carne vermelha também pode despertar o consumidor para outras práticas conscientes e benéficas ao corpo, incentivando as pessoas a descobrirem outros sabores e a valorizarem a alimentação natural. A SVB também oferece dicas a quem quer substituir a carne e outros produtos animais, com receitas e dicas de restaurantes. No site www.segundasemcarne.com.br/receitas/ é possível encontrar dicas para fazer pratos que não têm carne e, ao mesmo tempo, fornecem a quantidade de proteína indicada para consumo humano.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados