Siga-nos

Sem categoria

Conselho de Representantes vai opinar sobre atuação da Prefeitura na região

Publicado

em

Cerca de 120 mil pessoas foram às urnas em toda a cidade no último domingo, dia 8. Em esquema montado pelo Tribunal Regional Eleitoral, com urnas eletrônicas e apuração seguindo as regras de qualquer pleito, foi realizaa a escolha dos integrantes do Conselho Participativo Municipal.
Na região, proporcionalmente, a eleição foi mais movimentada no Jabaquara do que nos distritos de Vila Mariana. Para se ter uma ideia, enquanto os candidatos mais votados do Jabaquara ultrapassaram 300 votos e uma delas chegou aos 641, na Vila Mariana o mais votado teve 257 votos e muitos não ultrapassaram uma centena.
Foram eleitos 22 representantes para atuar na Subprefeitura do Jabaquara, que abrange apenas ao distrito de mesmo nome. Já na área da Subprefeitura de Vila Mariana existem três distritos: em Moema, foram escolhidos 8 munícipes, na Saúde 13 e no distrito Vila Mariana mais 13.
Estes conselheiros eleitos vão atuar junto às subprefeituras a partir de 25 de janeiro, quando todos os escolhidos na cidade, em um total de 1.125, vão tomar posse para um mandato de dois anos.
O voto era facultativo e cada eleitor pôde votar em até 5 candidatos.
Como funciona
O Conselho Participativo Municipal é formado exclusivamente por representantes da sociedade civil eleitos pelos moradores de cada distrito da cidade de São Paulo.
O número de conselheiros varia de acordo com a distribuição da população das subprefeituras e seus distritos. Cada conselho local terá, no mínimo, 19 representantes e, no máximo, 51 representantes.
O tempo de mandato será de 2 anos a partir do primeiro dia útil após a cerimônia de posse, que está prevista para o dia 25 de janeiro do próximo ano.
Os conselheiros serão responsáveis por exercer o controle social e serão consultados no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos nas regiões, oferecendo sugestões de ações e políticas públicas nos territórios.
Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem escolhidos pela população local.
A Prefeitura aposta que será uma força política que pretende espelhar o que a nossa sociedade deseja em matéria de qualidade de vida, transparência administrativa, uso racional dos recursos públicos e construção de políticas públicas que melhorem a vida de todos.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. carlos

    20 de dezembro de 2013 at 18:45

    E AI SRS. REDATORES DO JORNAL ZONA SUL, NÃO VÃO FAZER MAIS NENHUMA REPORTAGEM SOBRE A PARADEIRA DAS OBRAS PARA O PROLONGAMENTO DA AV.ROBERTO MARINHO (O kASSAB TINHA DITO NO DIA 27-12-2012 QUE ESTAVA DANDO O INICIO DAS OBRAS)CADÊ AS OBRAS.
    AS FAVELAS QUE ESTAVAM PROIBIDAS NO CORREGO ONDE A AVENIDA IRÁ PASSAR, JÁ ESTÃO COMEÇANDO TUDO DE NOVO.

    PEÇO POR FAVOR A ESTE ORGÃO DE IMPRENSSA QUE FAÇA LOGO UMA REPORTAGEM SOBRE A SITUAÇÃO, QUE NÃO TEM MAIS COMO ADIAR O INICIO, VISTO O PREFEITO KASSAB TER DITO QUE JÁ TINHA TUDO CERTO PARA O INICIO INCLUSIVE PELO SEU SUCESSOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados