Siga-nos

Urbanismo

Congonhas terá mais movimento

Publicado

em

Moema, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Jardim Lusitânia, Jardim Cecy… Os moradores do entorno do Aeroporto de Congonhas estão se mobilizando por meio das associações de bairros para acompanhar e brigar judicialmente contra o aumento do tráfego que já vem acontecendo e deve se acentuar nos próximos meses.

Na sexta-feira passada, 25 de março, o Governo Federal entregou obras de melhoria no Aeroporto já antevendo o aumento da movimentação.

Uma das novidades é a ampliação da infraestrutura para permitir a operação internacional da aviação geral executiva em Congonhas, suspensas desde a década de 1980. Após receber R$ 2,5 milhões em investimentos, o terminal internacional da aviação executiva conta agora com instalações para a Polícia Federal, com escritório e salas de inspeção; alfândega da Receita Federal, incluindo área de catering e depósito de bens apreendidos; Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com salas de atendimento, higienização e confinamento.

O espaço dispõe ainda de lounge e instalações sanitárias para o conforto dos passageiros e o adequado desempenho das atividades.

“Congonhas se destaca pelas condições de acesso e agora oferece um serviço à altura das necessidades do setor empresarial e também das viagens de turismo a outros países”, acrescenta o superintendente da Infraero no aeroporto, Carlos Haroldo Novak.

Além disso, foram adquiridos novos equipamentos e houve, segundo o Governo Federal, renovação de estruturas que vão aumentar a segurança operacional do terminal aéreo e elevar o nível dos serviços prestados e permitir a retomada dos voos da aviação geral ao exterior.

A Latam já anunciou que neste mês de abril deve aumentar em 35% o número de voos que opera em Congonhas, mas os slots informados são ainda todos nacionais.

As associações de bairros entraram com recurso já aceito no Ministério Público Federal, com posterior Audiência Pública, realizada no TCU (Tribunal de Contas da União) para que seja feito um estudo mais aprofundado de impacto urbano e ambiental, bem como para que ações de mitigação de riscos sejam incorporados nos termos obrigatórios da licitação da concessão.

Congonhas deve passar por processo de concessão à iniciativa privada ainda esse ano e a empresa ou consórcio vencedor deverá administrar o aeroporto pelos próximos 30 anos.

As associações defendem que os ruídos, poluição e riscos de acidentes provoacados por Congonhas devem ser reduzidos a partir de regras bem claras e fiscalização por parte da população.

E estão reivindicando aos moradores da vizinhança, incomodados com o aumento já verificado de ruídos, que façam denúncias à Infraero.

Isto porque a empresa estatal, que é responsável atual pela administração de Congonhas e outros aeroportos do país, afirma que não tem registro de queixas.

A empresa informou, em reunião de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico, que o registro das reclamações não corresponde às informações passadas pelas associações.

As denúncias de ruídos excessivos devem ser feitas no site da www.infraero.gov.br/fcraweb.

Resposta Infraero

Depois da publicação dessa reportagem, a Infraero nos procurou para rebater em especial a informação de que não há registros de queixas da vizinhança.

“A Infraero esclarece que, ao contrário do publicado na matéria “Congonhas terá mais movimento”, do Jornal Zona Sul do dia 01/04, a empresa possui registros de comunicados feitos sobre o ruído aeronáutico no Aeroporto de Congonhas. 

A Infraero disponibiliza canal de comunicação específico sobre ruído aeronáutico que pode ser acessado pelo link: 

https://www4.infraero.gov.br/meio-ambiente/ruido-aeronautico/ 

Com relação a atuação do Aeroporto sobre o tema, além de elaboração do Plano Específico de Zoneamento de Ruído – PEZR, existe a Comissão de Gerenciamento de Ruido Aeronáutico que realiza reuniões extraordinárias e ordinárias para debater o tema e buscar alternativas.  

Inclusive, na última reunião ordinária da Comissão, realizada no dia 28/03, foram convidadas e participaram, além das autoridades de aviação civil (SAC e ANAC), aeronáutica (DECEA), ambiental (Cetesb) e municipal, as associações de bairros e pessoas físicas interessadas.”

Advertisement
9 Comentários

9 Comments

  1. Luciano

    5 de abril de 2022 at 22:26

    Realmente está demais o barulho,difícil até de se comunicar entre pessoas no dia a dia, parecemos surdos, uns gritando com os outros

  2. Nivio Luiz

    6 de abril de 2022 at 17:45

    Moro no Jardim Novo Mundo – Moema e já não suportamos o ruído das decolagens… um inferno em decibéis. Ler que isto vai subir ainda mais é insano.
    Este não é a região própria para essa atividade.

  3. Eliane

    9 de abril de 2022 at 10:11

    Está insuportavel o barulho de aviões levantando voo ou pousando.Aqui no Jardim paulista próximo à Vila Nova Conceicao, o barulho começa as 6h da manhã e vai o dia todo!Alem disso soma-se a rrota de helicópteros que vem do Itaim e vão para o centro da cidade!

  4. Jane Chede Almendary

    9 de abril de 2022 at 10:52

    Moro em Moema e o barulho aéreo está insuportável. Imaginei uma mudança de rota devido às obras de ampliação da pista, que serviriam para maior segurança das aeronaves, após aquele acidente horrível da TAM. Mas as obras terminaram e ao contrário de melhorar o barulho, ficou ainda maior. Não é possível que este aeroporto está aumentando o número de voos , quando devia diminuir e até mesmo ser fechado. Mas não, a população que se dane, os interesses sempre prevalecem, nesta terra onde o povo não têm voz. Lastimável !!!!!!!

  5. José Carlos Abreu

    28 de abril de 2022 at 22:17

    Moro na Vila Mariana e nosso bairro está ACABADO! Os aviões estão passando muito baixo! Baixo demais que conseguimos ver os escritos dos números. Os barulhos são tão altos que não conseguimos ouvir uma televisão ou telefone. Neste meio tempo, helicopteros passando aumentando o risco de colisão. UM ABSURDO SEM IGUAL!

  6. Renan

    9 de maio de 2022 at 11:10

    Aqui em São Bernado do Campo, próximo ao Centro, também está insuportável essa mudança de rota dos aviões, desde o ano passado. Nunca teve avião passando por aqui, e do nada começou a passar de 5 em 5 minutos, desde as 6h da manhã…

  7. Ricardo Eneas

    16 de maio de 2022 at 7:26

    Me mudei do Rio para São Paulo, gosto do bairro de Moema , por suas vantagens e beleza sendo perto do parque. Estou no lado pássaros, o barulho é INSUPORTÁVEL! Serei obrigado a me matricular na esquadrilha da fumaça! Barulho ensurdecedor, perdeu toda a graça, aluguei um imóvel sem ter a devida noção que aviões passam quase sem intervalo , um barulho do inferno! Talvez pior porque não conheço o inferno, mas Moema deve ser bem perto !

  8. Hiroshi Dantaa

    30 de maio de 2022 at 22:05

    Parque Jabaquara, manhã, tarde, madrugada, o dia todo é um inferno de aviões e helicópteros…barulho infernal…

  9. Renan

    3 de junho de 2022 at 10:24

    Estou a mais de 15km do aeroporto e mesmo assim o barulho dos aviões é insuportável, em reuniões até me perguntam se moro do lado do aeroporto. E não havia rota nenhuma passando por onde eu moro, em São Bernardo do Campo, simplesmente mudaram da noite pro dia e fica por isso mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados