Siga-nos

Cultura

Concertos na Vila Mariana celebram obra de Villani-Côrtes

Publicado

em

 Haverá cinco apresentações em homenagem ao músico, que chega aos 84 anos

A partir do dia 5 de setembro, o Sesc Vila Mariana recebe, dentro da Série Concertos, cinco apresentações com repertórios voltados aos trabalhos do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes, que em novembro completará 84 anos. Pianista, regente, arranjador e compositor, Edmundo sempre teve atuação sempre foi intensa, tanto na área da música de concerto como na de música popular. Foi o pianista do grupo musical do programa de Jô Soares, ainda no SBT, e regeu a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras atuações.
A programação de música clássica do Sesc Vila Mariana para setembro tem curadoria musical do próprio Edmundo Villani-Côrtes.
Começa hoje, 5, àss 21h, com a Orquestra Filarmônica de São Caetano, sob regência do maestro Geraldo Olivieri Jr e participação de Karin Fernandes e Antonio Carrasqueira, no teatro, com ingressos entre R$ 2,40 e R$ 12,00 (inteira).
Neste sábado, 6, tem o Grupo Aum, Lício Bruno & Cláudia Marques, às 18h30, grátis no auditório (é necessário fazer a retirada dos convites uma hora antes do espetáculo). O grupo desenvolve o projeto Música Brasileira de Compositores Vivos. Haverá ainda apresentação do barítono Lício Bruno, considerado um dos principais intérpretes eruditos do país, e da pianista Claudia Marques.
Sábado que vem, dia 13, tem Antonio Vaz Lemes, André Juares, Ai Yazaki e Raïff Dantas Barreto, também gratuito no auditório, às 18h30. Os quatros músicos dividem o palco para, individualmente e em duplas, apresentar repertório de Edmundo Villani-Côrtes.
No dia 20, novamente vapresentação gratuita no auditório às 18h3. Será a vez da própria Família Villani-Côrtes subir ao palco. O raro encontro famíliar-musical traz a reunião de Edmundo Villani-Côrtes ao piano com sua esposa, a cantora Efigênia Côrtes, que foi do Coral Lírico do Teatro Municipal durante 30 anos; a filha Gê Côrtes, contrabaixista e integrante da Orquestra Jazz Sinfônica por mais de 20 anos; e o filho Ed Côrtes, saxofonista, reconhecido pelas trilhas sonoras de Cidade de Deus e Senhor das Armas .
Dia 27, será a vez de Paulo Gori e Celina Charlier. Ele é um dos mais importantes pianistas de sua geração. Dedica-se à divulgação da música brasileira, resgatando obras fundamentais do repertório pouco apresentadas nas salas de concerto. Ela é uma flautista com intensa carreira internacional como concertista. É PhD pela NYU – Universidade de Nova Iorque e diretora do departamento de música da instituição em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, além de ser artista-residente na St. Joseph’s Church, a mais antiga igreja católica de Nova Iorque. Como nas demais, será às 18h30, no auditório, grátis.
O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141. Informações pelo telefone 5080-3000 ou no site www.sescsp.org.br

 

O próprio Villani Cortes é responsável pela curadoria musical dos cinco concertos, que acontecem entre hoje, 05, e 27/09

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados