Siga-nos

Meio ambiente

Comunidade da Vila Gumercindo faz ação especial no Dia Mundial da Limpeza

Publicado

em

Moradores, comerciantes, estudantes, professores, representantes do poder público, empresários… Imagine todos os atores sociais de uma comunidade envolvidos para melhorar as condições de limpeza do bairro e ainda conseguir engajar mais gente para atuar futuramente ou para, simplesmente, manter a região limpa! Pois é justamente o que vai acontecer na Vila Gumercindo nesse sábado, 21 de setembro, data em que se celebra não só o Dia da Árvore como também o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day).

Vai ser no sábado que começa oficialmente a campanha de coleta de lixo eletrônico, em parceria com a CooperMiti. Já foi implantada uma caixa para coleta de objetos em desuso que, caso sejam descartados incorretamente, podem trazer vários prejuízos à sociedade, como suprimentos de informática, aparelhos eletro-eletrônicos, eletrodomésticos e dispositivos com bateria em geral.

Essa semana, elas conseguiram ampliar o projeto com a participação da Green Nation, que vai permitir o encaminhamento correto de pilhas e baterias.

Outra força ao projeto veio da Subprefeitura do Ipiranga, que vai participar das ações na Vila Gumercindo com a Operação Cata-Bagulho no bairro. Para quem não conhece, a Operação Cata Bagulho é aquela em que o caminhão da Prefeitura passa recolhendo, gratuitamente, objetos em desuso, como sofás e colchões velhos, móveis quebrados, tonéis e outros itens domésticos quebrados.

Vale destacar que não é recolhido entulho (sobras de construção) e que o “bagulho” deve ser colocado na calçada por volta de 7h do sábado.

A ação na Vila Gumercindo começou graças a união de quatro amigas que decidiram partir para a ação e exercer a cidadania contribuindo para melhorar as condições de limpeza e manutenção do bairro.

Rúbia Souza, Fabiana Botelho, Ivete Festino e Maria Tereza Thomaz já haviam decidido tomar atitudes para melhoria das condições de limpeza e preservação do meio ambiente com a limpeza e implantação de jardineiras na praça José Augusto Veloso. Elas também têm estimulado o contato estreito com escolas, ampliação da coleta seletiva e coleta de entulho e cata-bagulho pelo bairro.

Na loja Hirota Food da Rua Vigário Albernaz, 695/703 ficará a caixa para depositar o lixo eletrônico, pilhas e baterias. 

Além disso, as organizadoras agora conseguiram o apoio de diversas escolas, entidades e empresas.

E o grupo de parceiros não para de crescer. Confira quem está contribuindo para uma Vila Gumercindo mais preservada:

  • Hirota Food loja Vila Gumercindo
  • Coopermiti;
  • Green Eletro;
  • Green Nation;
  • Sociedade Amigos da Vila Gumercindo
  • Subprefeitura do Ipiranga
  • Base da Polícia Militar da Vila Gumercindo;
  • CEI Dr. Eduardo Rosmaninho
  • Escola Eduque
  • Colégio OEMAR
  • EMEI Terezinha Pettan
  • Colégio Novo Colméia
  • Escola Santa Helena
  • EMEF Castelar

 

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Hélio Teixeira

    21 de setembro de 2019 at 6:28

    A SAB de Vila Gumercindo já foi a mais atuante entre todas!!!
    Deveria manter o mesmo padrão de atuação, perante a comunidade e o poder público.
    Ações como esta envolve toda a comunidade que é participativa.
    Parabens aos idealizadoras desta ação!!!

  2. Cybel Maria Fonseca

    26 de outubro de 2019 at 18:41

    Gostaria de saber como posso ajudar como voluntária este ou outros projetos no bairro. Sou professora ę moro numa travessa da rua Sta Cruz. Parabéns pela ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados