Siga-nos

Urbanismo

Comunidade critica ampliação de Centro de Exposições

Publicado

em

Uma audiência pública mostrou que moradores da região do Jabaquara e ambientalistas não estão sendo convencidos pelos argumentos do Governo do Estado, no que se refere a um projeto para ampliar o Centro de Exposições existente no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. O encontro aconteceu na quarta, 28, na Assembléia Legislativa, com coordenação do deputado estadual Beto Trípoli, do PV.
A ideia é integrar à área de eventos os prédios públicos ali existentes, como o Batalhão da Polícia Militar e a Secretaria de Agricultura, entre outros, para passar a abrigar feiras de maior porte. Mas os vizinhos estão com medo porque o plano prevê até arena de shows, complexo hoteleiro e um imenso estacionamento.
As principais críticas foram com relação ao ao meio ambiente. O projeto de lei do Governador propõe a desafetação do parque, ou seja, torna o bem público apropriável, mas representantes de ONGs lembraram que desde 1995 existe um projeto para tombamento do parque. Críticas foram feitas também ao impacto que o barulho provocado por eventos e shows, além da intensa movimentação no trãnsito, terão sobre a fauna e a flora do Parque do Estado. Muitos lembraram ainda que o parque abriga as nascentes do Rio Ipiranga.
A secretária adjunta de Planejamento, Cibele Franzese Neto, foi vaiada pelo público, que desconfiou de sua declaração de que parte do que o governo arrecadar com a outorga será revertida para melhorias na comunidade.
Moradores de bairros vizinhos ao parque como Cidade Vargas e Vila Guarani, demonstraram grande preocupação. O alto preço do estacionamento (cerca de R$ 50) estimula que veículos busquem parar no bairro e a falta de vagas já provocam ocupação total das vagas públicas e congestionamento das vias.
Outra preocupação é com a falta de uma linha de ônibus circular que faça a conexão entre o terminal Jabaquara e o Centro de Exposições, pois atualmente as linhas temporárias criadas acabam ocupando vias internas da Cidade Vargas, estacionadas, enquanto esperam o horário para pegar passageiros. Criar uma pista direta à 97 Delegacia e concluir a obra de uma nova alça de acesso ao viaduto Matheus Torloni, paralisada há mais de cinco anos.
Também estavam na audiência funcionários da Secretaria da Agricultura, descontentes com a mudança para o centro da cidade. Questionaram as bibliotecas que permeneceram no prédio da Água Funda e os recursos recentemente gastos em melhorias estruturais no prédio, que incluíram creche e restaurante.
Deputados estaduais também se mostraram revoltados com o fato de o governo ter apresentado um projeto dessa importância em regime de urgência, há apenas dois meses, sendo que a concessão do Centro de Exposições Imigrantes, prestes a terminar, já existe há 20 anos.

 

 

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados