Siga-nos

Transporte

Como usar o ônibus grátis aos domingos?

Publicado

em

A partir desse domingo, 17 de dezembro, os ônibus urbanos da capital não terão mais cobrança de passagem. A discussão sobre a oferta de viagens gratuitas em ônibus na capital é antiga, mas sempre houve a a explicação de que não há condições financeiras de arcar com esse custo e que as empresas de ônibus já são subsidiadas. Além disso, se o transporte por ônibus for totalmente gratuito, pode haver superlotação, com passageiros deixando de usar metrô e trens..

A Prefeitura também anunciou que está estudando implantar a gratuidade durante o período noturno. Por enquanto, vale aos domingos – inclusive Natal, Ano Novo e no aniversário da Capital, 25 de janeiro, das 0h às 23h39. O objetivo principal, segundo oo prefeito Ricardo Nunes, é  incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos

Ao anunciar a gratuidade, o prefeito apresentou o slogan “Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo”. “Só de espaços culturais da Prefeitura que abrem aos domingos, são 78, de espaços esportivos, 45, além de 112 parques. Fora os equipamentos do Estado, particulares, shoppings. O cidadão vai poder visitar a Avenida Paulista aberta aos domingos, a Liberdade, poderá ir à missa, ao teatro, ao centro histórico e uma série de atividades”, destacou o prefeito. Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior. A Prefeitura ainda defende que não há necessidade de integração com o sistema metroferroviário, já que as linhas de ônibus atendem a toda a cidade.

Bilhete único

Os passageiros terão que usar o Bilhete Único: a tarifa não será cobrada no validador. Quem ainda não tiver, o cobrador ou o motorista irão liberar sua passagem pela catraca (saiba como solicitar o Bilhete Único no site bilheteunico.sptrans.com.br). “A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o Bilhete Único, o cobrador tem um bilhete de bordo que vai liberar a catraca. Para os casos de ônibus que não tem cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem condições de liberar a passagem”, explicou o diretor-presidente da SPTrans, Levi Oliveira.

“São Paulo é uma cidade rica, com 12 milhões de habitantes, mas que tem uma parcela da população pobre. Com a tarifa zero, teremos uma cidade mais acessível. Mais famílias poderão frequentar os equipamentos públicos gratuitos. Às vezes, a pessoa não faz o uso de toda essa rede por conta de não ter o recurso da tarifa. Então, é uma política pública de inclusão. A tarifa zero aos domingos vai ampliar o lazer e permitir a população viver mais a cidade”, reforçou Nunes.

O prefeito destacou ainda que não haverá aumento de recursos para custear a iniciativa. Aos domingos, atualmente, 2,2 milhões de passageiros utilizam 1.175 linhas de ônibus municipais. Inicialmente, o atendimento será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados