Siga-nos

Meio ambiente

Como se desfazer de colchões ou sofás?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Pode parecer uma pergunta inocente ou de fácil resposta, mas o fato é que há décadas a cidade de São Paulo sofre com o descarte irregular de móveis e outros objetos inservíveis. Os sofás e os colchões simbolizam o tamanho do problema.
Ao adquirir um móvel estofado novo, muita gente acha que vai conseguir encaminhar o antigo para doação. O mesmo acontece com colchões. Entretanto, a maioria das entidades beneficentes que aceitam este tipo de artigo para venda em bazar ou entrega para famílias carentes já não têm mais espaço ou conta com excesso destes produtos em estoque.
É importante ressaltar, ainda, que o estofado precisa estar em bom estado ou não será aceito em doação.
Abandonar os sofás, poltronas ou colchões em via pública é atitude passível de multa de R$ 15 mil por ser um crime ambiental. E, vale destacar: entregar este material para um carroceiro pode gerar a mesma situação, caso ele não tenha onde despejá-lo de forma legal e regular.
A primeira observação a se fazer é que o consumidor deve evitar a troca constante de qualquer produto: comprar artigos duráveis, investir em consertos e reformas são atitudes mais sustentáveis do que a compra de um novo produto, sempre que possível.
Se a opção for por uma compra, entretanto, e o antigo não estiver em condições de ser doado, a solução existe.
É preciso encaminhar o sofá, colchão, poltrona ou outro móvel para os Ecopontos, que estão abertos inclusive aos domingos e feriados para receber entulho e objetos inservíveis, com limite de um metro cúbico por dia.
A Prefeitura mantém na cidade 90 ecopontos espalhados pelos mais diferentes bairros. Para conferir todos os endereços, ligue 156 ou acesse o site http://goo.gl/6TdaK5
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 06h às 22h e, domingos e feriados, das 06h às 18h.
Outra alternativa é contar com o Cata-Bagulho, também um programa gratuito da Prefeitura. Aos sábados, a Prefeitura percorre bairros, de forma alternada, em todas as subprefeituras, para coletar objetos inservíveis. A ação é especialmente positiva para quem não tem como levar móveis pesados e de grande porte até os ecopontos.
Para saber o roteiro, o munícipe pode ligar a cada sexta-feira para o mesmo 156 ou consultar o site da Subprefeitura na sexta.
É possível solicitar a coleta de algum item também diretamente à Subprefeitura de sua região. Veja a lista completa em http://goo.gl/D5kSdC.

Reformar é melhor opção Mas se não for possível, há caminhos para impedir que material seja despejado irregularmente pela cidade

Foto 5

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Alecio

    18 de maio de 2020 at 10:06

    Vocês estão de parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados