Siga-nos

Meio ambiente

Como prevenir enchentes na cidade?

Publicado

em

m países europeus, qualquer bituca de cigarro atirada ao chão pode gerar multa ao pedestre ou motorista displicente, mas nas cidades européias, em geral, esta prática ruim para a manutenção urbana já não faz parte da cultura e, dificilmente, encontram-se cidades com vias públicas sujas. O Rio de Janeiro este ano adotou prática semelhante: a Prefeitura tenta modificar os hábitos negativos da população através de pesadas multas a quem atirar qualquer dejeto fora das lixeiras. O valor mínimo é de R$ 157, que vale para quem joga qualquer resíduo até o tamanho de uma lata de refrigerante. Objetos maiores podem gerar multas de até R$ 3 mil.

Em São Paulo, a multa para pedestres que jogam resíduos pelo chão, prevista em lei, mas não é aplicada. Já para o despejo irregular de entulho, o valor a ser pago pela infração é pesado, por se tratar de crime ambiental, e o infrator pode ter o veículo apreendido. Outra irregularidade punida com multa é a colocação de lixo doméstico fora do horário de coleta.

Mas, prejuízo mesmo tem todo paulistano ao conviver em uma cidade suja. Agora, com a temporada de chuvas fortes se iniciando, os cuidados com o lixo devem ser redobrados. Para modificar o cenário de alagamentos e enchentes, há muitas ações necessárias – principalmente obras para ampliar a drenagem de uma cidade já bastante impermeabilizada, ou seja, coberta pelo asfalto. A água das chuvas tem dificuldade ser absorvida pelo solo com a rapidez que as grandes tempestades demandariam. De qualquer forma, é importante também que cada paulistano contribua, colocando o lixo no horário correto, para que não seja levado pelas chuvas, e evitando jogar qualquer resíduo ou entulho pelas ruas.

Vale lembrar ainda que é essencial para a cidade que todos atuem no sentido de reduzir a quantidade de resíduos gerados. Assim, evite o desperdício, mesmo quando estiver em restaurantes e lanchonetes, e doe ou reaproveite ao máximo tudo que é adquirido.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados