Siga-nos

Meio ambiente

Como podemos preservar nossos solos?

Publicado

em

2015 foi definido pela ONU como o Ano Internacional dos Solos. Objetivo é despertar atenção para este recurso não renovável

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) decidiu que 2015 é o Ano Internacional dos Solos. Quando se fala em preservação ambiental e sustentabilidade, as primeiras ideias que vêm à mente da maioria dos cidadãos é sobre a proteção da água e do ar, daí a importância de se valorizar a divulgação da proteção do solo.
A partir desta edição, o jornal São Paulo Zona Sul passa a publicar uma série de reportagens mostrando a urgência na preservação do solo e oferecendo dicas à população sobre como contribuir neste processo, além de apontar para os diferentes usos deste bem tão precioso.
Recurso não renovável, o solo, em síntese, nos fornece elementos para produção de alimentos, forragem, roupas, abrigo, energia, além de armazenar e filtrar a água, recicla os nutrientes, é um amortecedor contra as inundações, absorve o carbono ajudando na luta e no controle da mudança climática e abriga um quarto da biodiversidade do planeta.
De acordo com a ONU, dois hectares do solo são destruídos pelo crescimento urbano a cada minuto em todo o mundo. No planeta, 33% estão degradadas, seja por razões físicas, químicas ou biológicas, o que é evidenciado em uma redução da cobertura vegetal, na diminuição da fertilidade, na contaminação do solo e da água e, devido a isso, no empobrecimento das colheitas. Nesse cenário, 14% da degradação mundial ocorrem na América Latina e no Caribe, sendo 26% das terras afetadas na América Central.
As principais causas da degradação incluem a erosão hídrica, a aplicação intensa de agrotóxicos e o desmatamento. Também está associada com a pobreza: 40% das terras mais degradadas do mundo estão em zonas com altos índices de pobreza. Os agricultores pobres têm menos acesso à terra e à agua, trabalham em solos pobres e com uma alta vulnerabilidade à degradação.
A América Latina e o Caribe possuem a maior reserva de área cultivável do planeta. Por isso, possuem papel fundamental na valorização deste recurso que nos fornece alimentos e pode até erradicar a fome no mundo.
Só no Brasil, há algo entre 20 e 40 milhões de hectares de áreas de pastagens em algum estágio de degradação, com baixa produtividade da pecuária.
São necessários milênios para formar poucos centímetros de solo, entretanto, o uso correto de tecnologias mais sustentáveis e de boas práticas agropecuárias torna possível reinseri-las ao processo produtivo. Assim, planejar o uso da terra e adotar tecnologias não só para conservar solos e adaptadas à realidade local, mas também capazes de prevenir e reverter os impactos negativos decorrentes de uma atividade agropecuária conduzida de forma inadequada.

 

Solos correm perigo
Mas são eles que nos fornecem alimentos e outros produtos essenciais para abrigo, vestuário, além de reter água e filtrar nutrientes

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados