Siga-nos

Artigo

Como os jovens de hoje podem escolher sua profissão?

Publicado

em

Decidir que profissão seguir, que faculdade fazer, não é uma tarefa nem um pouco fácil hoje em dia. Com um mercado cada vez mais amplo e tantas carreiras à disposição, é normal a dúvida, aliás, muito normal.

Além da grande oferta de profissões, outro fator importante, é que a escolha profissional, coincide com a adolescência, fase que por si só, traz muitas dúvidas, insegurança e pela impermanência, que o jovem se estranha física e emocionalmente.

O processo de Orientação Vocacional visa auxiliar o jovem, a minimizar as questões envolvidas nesta difícil tarefa, através do planejamento de orientação para cada indivíduo.  Partindo do conhecimento de si e para uma espécie de simulação de seus projetos de vida; o autoconhecimento e a percepção de tendências e vocações.  Além disso, a orientação vocacional auxilia o jovem a se informar em relação a profissões e mercado e a processar suas informações.

Na escolha profissional, é importante que a pessoa se conheça para poder decidir. O contato consigo mesmo é, então, o melhor caminho para o autoconhecimento e para a escolha profissional – aliás não só para a profissional.

Escolher uma profissão não é mais escolher uma atividade com a qual ganhar a vida. É ter um projeto de vida. Pois a profissão nos coloca literalmente no mundo social.

Não adianta seguir modismos, a opinião dos amigos, ou preencher as expectativas dos pais. A desinformação colabora para uma escolha errada. Por isso, além do autoconhecimento, é importante conhecer as profissões e esgotar todo e qualquer tipo de dúvida.

Vale lembrar, também, que escolha profissional não tem a ver, unicamente, com uma faculdade. Existem pessoas que optam por cursos técnicos profissionalizantes ou por cursos de curta duração e conseguem satisfação pessoal e profissional.

Outra questão, é que, nos é embutida a ideia de que a escolha é “para a vida toda”. Não necessariamente, a escolha será sempre mutável, sempre sujeita a uma revisão.

Passar por um processo de Orientação Vocacional, em que se trabalham aspectos de autoconhecimento; levantamento de aptidões e interesses; exploração de informações a respeito das profissões e do mercado de trabalho; sem dúvida, favorecerão para uma escolha mais consciente, e por consequência, que traga maior realização pessoal e profissional.

Fábio Queiroz Rodrigues – CRP 06/59400

Fones : 2574-1762 e 97557-7173

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados