Siga-nos

Meio ambiente

Como funciona a lei das sacolinhas?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Desde abril, está em vigor na capital uma nova legislação que regulamenta a distribuição de scolinhas descartáveis pelo comércio. Comuns principalmente em supermercados, as sacolinhas eram muito utilizadas para descarte de resíduos domésticos, mas os modelos tradicionais foram proibidos.
Agora, apenas um modelo de sacolinha, em duas cores diferentes, pode ser distribuído. Padronizado para se adaptar à coleta seletiva, o modelo é feito em material renovável, originado da cana de açúcar.
A nova sacolinha verde será usada pelo consumidor para carregar as compras e depois deverá ser reutilizada para descartar o lixo reciclável, que será enviado a uma das centrais de triagem mecanizadas ou manuais, nas cooperativas.
A sacola verde não pode ser usada para o descarte do lixo orgânico, que pode ser depositado nas sacolas de cor cinza ou depositado em sacos de lixo adquiridos para este fim. Os sacos cinza também são adequados para o descarte de rejeitos, como bitucas de cigarro, papel higiênico, etc.
A nova sacolinha suporta até 10 quilos e é cerca de 40% maior que as utilizadas até então. Mais resistentes, elas suportam, por exemplo, o transporte de até três garrafas PET cheias.
As novas sacolas trazem ainda orientações sobre o acondicionamento adequado dos resíduos recicláveis e outras dicas de educação ambiental.
Embora a lei preveja multas para quem acondicionar lixo comum nas sacolas verdes, destinadas à coleta seletiva, a Prefeitura informa que o objetivo principal é orientar a população para que participe. Vale ressaltar que mais de 70% da cidade já são atendidos pelo serviço de coleta seletiva – cobertura que será ampliada para 100% até o próximo ano.
Na região, os distritos Vila Mariana, Moema, Saúde, Cursino, Jabaquara e Campo Belo já recebem os caminhões da coleta seletiva – em alguns casos duas vezes por semana. Para conferir a data em que o caminhão da coleta diferenciada passa em sua rua, basta acessar o site www.ecourbis.com.br ou pelo telefone 0800 772 79 79.
É importante destacar também que outras embalagens comumente adotadas pela população, como as sacolas brancas, do modelo anterior, ou sacos de lixo pretos, por exemplo, podem continuar sendo utilizados para descarte tanto de recicláveis quanto de lixo orgânico – sempre obedecendo a data e horário corretos da passagem dos caminhões.

 

Sacolinhas verdes
Devem ser usadas apenas para encaminhar recicláveis em dias de coleta seletiva

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados