Meio ambiente
Como escolher presente para o Dia dos Pais?
VOCÊ SABIA?
Pensar de forma sustentável não quer dizer que as pessoas amadas não possam ser presenteadas, principalmente em datas já consagradas como o Dia dos Pais, que se aproxima. O importante é evitar o supérfluo, o produto pouco usado, o artigo inadequado.
Assim, o principal a se avaliar é se o artigo escolhido é necessário realmente. Por exemplo: se o pai tem um celular em funcionamento, para que presenteá-lo com um modelo mais novo? A vida útil de todos os artigos que temos deve ser aproveitada ao máximo, evitando novas agressões ao meio ambiente. Quando não for mais possível, o ideal é reaproveitar, ainda que através de doações, ou encaminhar à reciclagem o material que compõe o artigo.
Outra dica importante é compartilhar com o pai esta decisão, demonstrar que o conhece e sabe de suas reais necessidades na atualidade. É de um perfume que ele está precisando? Demonstre saber disso e conhecer suas preferências. Evite ainda embalagens que vão acabar descartadas: use alguma que possa ser reaproveitada e evite sacolinhas da loja.
Aliás, quando se fala em presentear, o fundamental é transmitir sentimentos, não valores materiais ou que perpetuem a equivocada noção de que consumir é mais importante do que viver. Assim, presentear o pai pode ser uma grande oportunidade de celebrar a vida: ir a um restaurante, um cinema, fazer uma viagem ou um passeio podem ser ótimas alternativas para valorizar a convivência e reduzir o impacto ambiental do ato de presentear. É possível ser original e programar um passeio pela cidade, visitando museus, restaurantes, parques…
Outra boa ideia é investir em um almoço com produtos orgânicos, fazer valer aquele sabor de antigamente, com muitos alimentos naturais e nada industrializado. Tome cuidado ainda para evitar o desperdício.
O essencial é perceber que um mundo sustentável só será possível se a sociedade valorizar o consumo que gera bem-estar e não acúmulo. Pesquisas recentes feitas pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente mostram que muitas empresas já estão adotando esta percepção no diálogo com consumidores.