Siga-nos

Meio ambiente

Como escolher presente para o Dia dos Pais?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Pensar de forma sustentável não quer dizer que as pessoas amadas não possam ser presenteadas, principalmente em datas já consagradas como o Dia dos Pais, que se aproxima. O importante é evitar o supérfluo, o produto pouco usado, o artigo inadequado.
Assim, o principal a se avaliar é se o artigo escolhido é necessário realmente. Por exemplo: se o pai tem um celular em funcionamento, para que presenteá-lo com um modelo mais novo? A vida útil de todos os artigos que temos deve ser aproveitada ao máximo, evitando novas agressões ao meio ambiente. Quando não for mais possível, o ideal é reaproveitar, ainda que através de doações, ou encaminhar à reciclagem o material que compõe o artigo.
Outra dica importante é compartilhar com o pai esta decisão, demonstrar que o conhece e sabe de suas reais necessidades na atualidade. É de um perfume que ele está precisando? Demonstre saber disso e conhecer suas preferências. Evite ainda embalagens que vão acabar descartadas: use alguma que possa ser reaproveitada e evite sacolinhas da loja.
Aliás, quando se fala em presentear, o fundamental é transmitir sentimentos, não valores materiais ou que perpetuem a equivocada noção de que consumir é mais importante do que viver. Assim, presentear o pai pode ser uma grande oportunidade de celebrar a vida: ir a um restaurante, um cinema, fazer uma viagem ou um passeio podem ser ótimas alternativas para valorizar a convivência e reduzir o impacto ambiental do ato de presentear. É possível ser original e programar um passeio pela cidade, visitando museus, restaurantes, parques…
Outra boa ideia é investir em um almoço com produtos orgânicos, fazer valer aquele sabor de antigamente, com muitos alimentos naturais e nada industrializado. Tome cuidado ainda para evitar o desperdício.
O essencial é perceber que um mundo sustentável só será possível se a sociedade valorizar o consumo que gera bem-estar e não acúmulo. Pesquisas recentes feitas pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente mostram que muitas empresas já estão adotando esta percepção no diálogo com consumidores.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados