Ecourbis
Como conseguir um contêiner para seu condomínio?
Prédios, condomínios horizontais, vilas, locais de grande circulação de pessoas podem contar com contêineres para descarte de recicláveis, gratuitamente.
Nas zonas sul e leste da cidade, a concessionária de coleta da cidade, Ecourbis Ambiental disponibiliza esses equipamentos. Mais do que isso, vale destacar que o material ali depositado será recolhido uma ou duas vezes por semana, conforme o cronograma da rua onde está instalado.
Os contêineres têm capacidade para 1000 litros de material reciclável – papel, plástico, vidro e metais – rodinhas, para facilitar a movimentação, e tampa, para garantir isolamento do que foi armazenado. E não é necessário que o local para instalação seja coberto.
A separação do lixo dentro dos milhares de prédios existente na cidade é fundamental que seja construída uma cidade sustentável, mas muitas vezes os moradores, síndicos e administradores acham complicado organizá-la.
Entre os principais problemas relatados à equipe do programa Recicla Sampa – que estimula a reciclagem e desenvovle educação ambiental na cidade – está a dificuldade em saber quais são e onde conseguir os contêineres adequados para o armazenamento do lixo reciclável.
Para facilitar a vida dos condomínios, a concessionária disponibiliza sem custos esses contêineres e se responsabiliza não só pela coleta como também pela sua manutenção.
A EcoUrbis também oferece consultorias gratuitas, que incluem orientações gerais sobre a implantação da coleta seletiva, treinamento de funcionários e palestras de conscientização para os moradores.
Acesse o site ecourbis.com.br, aperte o botão Condomínios e saiba como ter acesso ao serviço.
Dicas
A coleta dos recicláveis do contêiner serão feitas pela concessionária ecourbis e não precisa ser agendada. O dia e horário depende da localização. Para saber quando acontece em seu endereço, basta acessar o site aqui e colocar endereço ou CEP.
Não é preciso separar os recicláveis por tipo. Vidro, papel, metal e plástico podem ser todos colocados em um único saco e, da mesma forma, todos no mesmo contêiner. Preocupe-se apenas em que os recicláveis estejam secos.
Os resíduos recicláveis coletados serão encaminhados para cooperativas de catadores que fazem separação manual ou para a Central Mecanizada de Triagem (CMT) Carolina Maria de Jesus, na região de Santo Amaro, onde será separada e encaminhada para transformação em novos produtos.
Vale destacar que a verba resultante da venda desse material é toda revertida para famílias de catadores que trabalham com a separação de recicláveis.
Maria José Persevalli
22 de abril de 2023 at 5:50
Essa disponibilização de container é para condomínios, independente do número de unidades? O meu tem 48 apartamentos e na última informação que pesquisei era necessário que tivesse 50 unidades.