Siga-nos

#VacinaçãoCovid

Começa vacinação infantil contra covid 19

Publicado

em

Só na capital paulista, há mais de 1 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos, ou seja, para garantir duas doses da vacina contra Covid 19 seriam necessárias mais de 2 milhões de doses. No entanto, no primeiro lote recebido pelo Brasil, o total é de apenas 1 milhão de doses e cerca de 60 mil delas serão destinadas à cidade de São Paulo.

A Prefeitura anunciou que vai começar a vacinação desse público já na segunda-feira, 17, mas por conta do baixo número de doses, serão priorizadas as crianças com comorbidade e deficiência, comprovados por atestado médico.

A expectativa é de que as crianças só recebam a vacina ao longo do primeiro trimestre – e isso só a primeira dose. Ainda não há previsão de quando chegarão ao país remessas que garantem segunda dose do imunizante.

A Anvisa esteve essa semana em reuniões com o Instituto Butantã para avaliar a aplicação de Coronavac em crianças, considerada segura e adequada por vários infectologistas. O Instituto defende que o Chile aplicou Coronavac nesse público com bons resultados.

O Governo paulista acredita que a aprovação da Coronavac para esse público garantiria maior rapidez na imunização do público infantil, já que há estoque suficiente de doses.

Interesse

Além de ter promovido pesquisa com os pais, indicando que mais de 85% pretendem imunizar suas crianças, o Governo do Estado ainda divulgou que o acesso ao site Vacina Já, disponibilizado pelo Governo de São Paulo para o pré-cadastro para vacinação contra a COVID-19 do público infantil, na faixa etária de 5 a 11 anos, aumentou em 11 vezes só nesta quarta-feira (12), quando o cadastramento foi liberado. A plataforma foi desenvolvida pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo – e as Secretarias de Comunicação e da Saúde.

A página recebeu 303 mil acessos apenas no primeiro dia em que o pré-cadastro foi disponibilizado, número que supera a média de procura no último mês em 1.039%. Em dezembro, a média foi de 26.613 acessos diariamente.

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

A expectativa do Governo de SP é vacinar as 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos no período de três semanas. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de cerca de 250 mil crianças por dia. Há 5,2 mil locais de vacinação disponíveis em todo o estado, número que deverá ser ampliado com postos volantes em escolas da rede estadual.

O Governo anunciou que aguarda apenas o envio de imunizantes pediátricos da Pfizer por parte do Ministério da Saúde, aprovado desde 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que possa iniciar o plano de vacinação do público infantil.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados