Siga-nos

Meio ambiente

Coleta seletiva: participação é fundamental

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Levantamento realizado há cerca de três anos mostrou que os bairros da Subprefeitura de Vila Mariana eram os mais engajados na coleta seletiva na cidade.
O dado indica a boa disposição de moradores dos distritos Saúde, Moema e Vila Mariana em contribuir no processo que evita a saturação dos aterros sanitários com artigos feitos de papel, plástico, metal e vidro, quando o ideal é transformar e garantir novo uso ao material reciclável.
Vale lembrar também que a reciclagem é positiva por evitar a extração de mais matéria-prima da natureza para produzir todos estes itens.
Há pouco mais de um ano, a Zona Sul de São Paulo conta com uma nova Central Mecanizada de Triagem de Recicláveis, que facilita e agiliza o processo de separação dos materiais recicláveis que a população encaminha.
Ocupando área com aproximadamente 4.800 metros quadrados onde funciona um maquinário importado da Alemanha, França e Itália, a central mecanizada pode separar 13 tipos diferentes de resíduos, em quantidade equivalente à somatória da produção das cooperativas de catadores conveniadas com a Prefeitura.
Dentro da central mecanizada, os materiais recicláveis disponibilizados pela população percorrem 780 metros de esteiras automatizadas. Leitores óticos separam o material por tipo e cor, e os itens metálicos são separados por meio de processos que envolvem magnetismo e eletricidade. O produto final é compactado em fardos e fica armazenado em um galpão de 700 metros quadrados, pronto para ser comercializado pelo Poder Público.
Outra novidade recente foi a ampliação da frota e a criação de uma nova identidade visual para os caminhões exclusivos da coleta seletiva. Além disso, diversos bairros que antes não contavam com esse serviço passaram a ser atendidos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, plano que estabelece metas para os próximos 20 anos, prevê reduzir ao máximo os rejeitos encaminhados para aterros.
Neste processo, todos têm que contribuir: Poder Público, empresas e cidadãos, reduzindo a quantidade de lixo, reaproveitando e, por fim, reciclando. Aliás, outra meta importante é estimular o consumo de objetos reciclados.
Para participar, basta estar atento ao horário da coleta em sua rua – informação que pode ser obtida pelo telefone 156. É possível também levar o material reciclável a um dos 90 ecopontos da cidade.

 

Reciclagem
Evita que os aterros sanitários se esgotem rapidamente, porque recebem menos resíduos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados