Siga-nos

Educação

Colégio ensina importância da troca a alunos da Educação Infantil

Publicado

em

Projeto “Escambo” traz não apenas aprendizado Histórico, mas solidário e ambiental

O escambo já era prática comum nas economias mais primitivas: seres humanos trocavam os artigos que produziam, sem uso do dinheiro. No século XVI, portugueses ofereciam aos indígenas objetos e ornamentos (espelhos, pentes, etc..) em troca de serviços prestados.
No Colégio Avicena, os alunos aprendem não apenas estes importantes conceitos históricos, mas também entendem na prática o valor maior envolvido em processos de troca, que podem ser a solidariedade e a proteção do meio ambiente, a preservação de recursos fundamentais à vida no planeta.
“O Projeto Escambo no Colégio Avicena surgiu a partir das aulas de História de uma turma do 5º ano em 2015”, explica o professor e diretor William … “O sucesso foi tão grande que, este ano, realizamos dois períodos de Escambo com os alunos do Educação Infantil e Fundamental I”.
Inicialmente, os alunos trocaram livros e gibis, em um escambo literário que tinha ainda o objetivo de ressaltar a importância da literatura e da cultura na vida de cada estudante.
Durante a Mostra Cultural, os alunos puderam ter acesso a livros de outras famílias e colegas, ampliando e diversificando o interesse por obras literárias, diferentes autores. “Dessa forma, é possível aumentar o repertório de palavras, por consequência o vocabulário, a conservação dos livros e ainda a interação dos alunos entre si”, avalia o diretor. Durante um período, os alunos tinham a meta de arrecadar livros e gibis, para depois promover as trocas na sala de leitura do Colégio.
No mês de outubro, com o “Dia das Crianças”, a ideia foi ampliar para o “Escambo de brinquedos”. “Os estudantes traziam os brinquedos não mais utilizados, que ficavam expostos, e então era possível realizar as trocas desejadas”, conta William. “E desde o início foi acordado com os alunos e seus responsáveis que os brinquedos que sobrassem seriam doados a uma ONG de crianças carentes”, diz.
A ideia de preservação de recursos naturais é outro ganho do projeto, já que a troca representa uma alternativa ao consumo excessivo.
“O projeto promove a sociabilização dos alunos do Colégio Avicena e ainda desenvolvemos o espírito de solidariedade e respeito com as crianças que necessitam de ajuda”, avalia William.
“Em função do sucesso desses últimos anos e por termos superado nossos objetivos, o Projeto Escambo continuará ocorrendo no Colégio Avicena nos próximos anos, o empenho e a participação dos alunos e da equipe pedagógica faz crer que os livros são insubstituíveis e que devem sempre fazer parte da vida de todos as pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos. E que desde pequenas, as crianças devem aprender o que é respeito e solidariedade para que possam continuar praticando para o resto de suas vidas”, conclui.
O Colégio Avicena fica na Rua Dona Cesária Fagundes, 60 – Saúde. Telefones: 2276-2534 e 5581-4665

foto-11

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados