Siga-nos

Cultura

Clássicos do cinema alemão serão exibidos em bibliotecas

Publicado

em

O talento alemão não pode ser comprovado apenas nos campos de futebol. A qualidade técnica e inventiva do cinema germânico pode ser conferido também no cinema.
Em agosto, as Bibliotecas Públicas Viriato Corrêa, na Vila Mariana, e Roberto Santos, no Ipiranga vão apresentar várias produções contemporâneas.
Feita em parceria com o Goethe-Institut São Paulo, a mostra apresenta títulos selecionados a partir da filmoteca da instituição. A ideia é chamar atenção para produções que não tiveram lançamento comercial ou foram pouco divulgadas.
Os primórdios do cinema contemporâneo não foram esquecidos. Concentrada na Viriato Corrêa, a lista inclui ficções e documentários, como “O país do silêncio e da escuridão” (1971), de Werner Herzog; “Poder dos sentimentos” (1983), de Alexander Kluge; e “As lágrimas amargas de Petra von Kant” (1971), de Rainer Werner Fassbinder, um dos principais diretores do Novo Cinema Alemão.
A Roberto Santos reúne só trabalhos realizados após 2010, como “Barbara”, de Christian Petzold; “A Nona”, de Pierre-Henry Salfati, um curioso documentário sobre a origem e recepção da “Nona Sinfonia”, de Beethoven; e o divertido e comovente “Adeus, Lênin!”, de Wolfgang Becker.
A Viriato Corrêa exibe, também, um panorama das animações realizadas no país. A mostra foi dividida em quatro programas que percorrem sua trajetória. Cada bloco selecionado reúne vários curtas-metragens, relacionados aos períodos históricos do país.
A programação completa pode ser conferida em http://migre.me/kUBZS.
A Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema) fica na Rua Cisplatina, 505, Ipiranga. Telefones: 2273-2390 e 2063-0901. A Biblioteca Viriato Correa (Temática em Literatura Fantástica)fica na Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Telefones: 5573-4017 e 5574-0389

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados