Connect with us

Evento

Cinemateca tem curso grátis sobre cinejornais em junho

Published

on

Depois do sucesso do curso Mulheres Pioneiras no Cinema, ministrado pela pesquisadora Marcela Grecco em dezembro de 2023, a Cinemateca Brasileira dá continuidade às ações formativas do Projeto Viva Cinemateca com a oferta de cursos gratuitos voltados à formação técnica e cultural. Alguns já foram promovidos em abril e maio e estão disponíveis no Youtube.

Para participar nas aulas presenciais, é necessária inscrição prévia por meio de formulário que será disponibilizado no site da instituição: cinemateca.org.br.

Cinejornais

No início de junho, ainda é possível participar presencialmente do curso “Os cinejornais no Brasil: notícia e entretenimento nos cinemas brasileiros do século XX”

As aulas acontecem de 03 a 07 de junho, das 14h às 18:30. O curso é destinado a profissionais do audiovisual, pesquisadores, estudantes, e demais interessados, com carga total de 20 horas. Trata-se de curso presencial, com transmissão online com intérprete de libras.
São 100 vagas presenciais, com inscrições clicando aqui.

“Quantos cinejornais existem num cinejornal?”, essa é uma questão-chave que o curso trará para a entender as historicidades desse formato híbrido no Brasil, no seu arco entre os anos 1910 e 1980. A pesquisa, a catalogação audiovisual e a análise fílmica apropriadas aos perfis, trajetórias e condições de preservação/acesso de fundos e coleções da Cinemateca Brasileira. O potencial didático dos cinejornais para descortinar os contrastes do contrato e da memória social, a partir de determinadas pautas e representações levadas às telas em formato de notícias, mas com um verniz de entretenimento.

O curso será ministrado por Rodrigo Archangelo, doutor em História Social pela FFLCH-USP; Pós-doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP; Pesquisador Sênior do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira. Autor do livro Um bandeirante na tela: o discurso adhemarista em cinejornais (São Paulo: Alameda: Cinemateca Brasileira: FAPESP: LEER-USP, 2015); Pesquisador Associado FAPESP (projeto 2022/06032-0); Participante do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação.

O Viva Cinemateca reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, como é o caso de seu acervo de filmes em nitrato de celulose, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica.

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 200 – Vila Mariana, próxima à estação Hospital São Paulo da linha lilás do metrô. Telefone: (11) 5906-8100

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados