Siga-nos

Cultura

Cinemateca tem ciclo de filmes e debates sobre Ditadura

Publicado

em

Também em cultura os interessados em refletir sobre o golpe militar de 1964 e o regime que se seguiu terão programação local. A Cinemateca Brasileira está apresentando desde onteem, dia 27, e até 13 de abril a mostra: “Imagens da Ditadura”, com entrada gratuita.
Promovido em parceria com o Grupo de Pesquisa CNPq ‘História e Audiovisual’, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP e do Departamento de História da FFLCH/USP, o ciclo “Imagens da Ditadura” ocorre paralelamente a um curso, já que a programação prevê, além da exibição dos filmes, mesas de debates com professores e pós-doutorandos da USP. As inscrições para as mesas serão realizadas por ordem de chegada no dia do evento e serão emitidos certificados para aqueles que tiverem 100% de presença nas mesas.
Neste sábado, dia 29 de março, por exemplo, a programação começa às 16h, com a exibição de Desesperato e, às 18h, será apresentado “Zézero | Iracema, uma transa amazônica”. Em seguida, às 20h, haverá a mesa de debates sobre Cinema e Política no Regime Militar com Ismail Xavier (ECA/USP) e Marcos Napolitano (FFLCH/USP), com mediação de Eduardo Morettin.
A mostra se insere no conjunto de eventos que refletirão sobre os vários desdobramentos da ditadura militar no Brasil dos anos 1960, 1970 e parte dos anos 1980. O objetivo é estimular o debate sobre o papel do cinema e do audiovisual, em suas diversas dimensões, circuitos e suportes, na construção de uma memória sobre o golpe e o regime. Serão também analisados os processos pelos quais o audiovisual se insere nos processos de memória sobre a ditadura, construídos, revisados e adensados ao longo dos anos e como tais disputas se desenvolvem na atualidade.
A mostra de filmes conta com desde clássicos do cinema brasileiro, como O desafio, de Paulo César Saraceni, Bla bla bla, de Andrea Tonacci, Zézero, de Ozualdo Candeias, documentários recentes como Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski e Hércules 56, de Silvio Da-Rin, importantes documentos do Brasil no período pré-abertura, como ABC da greve, de Leon Hirzmann, e Braços cruzados, máquinas paradas, de Roberto Gervitz e Sergio Segall, e reflexões como Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho.
A Mostra e curso Imagens da ditadura acontece na Cinemateca Brasileira, que fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana.
A programação detalhada e completa pode ser conferida no site www.cinemateca.gov.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados