Siga-nos

Cultura

Cinemateca promove mostra sobre a fantasia

Publicado

em

Ainda dá tempo de conferir clássicos do cinema mundial, que integram o acervo da Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, e que foram reunidos em uma mostra sobre a fantasia. Os filmes já vêm sendo exibidos desde 17 de julho, mas muito ainda pode ser visto na programação que se estende até dia 10 de agosto.
“Imaginação ao poder!” Dizia uma palavra de ordem dos estudantes nas ruas de Paris, em maio de 68. E é com esse mote que foi criada a mostra, já que, desde o princípio, o cinema esteve povoado de diretores que se dedicaram à fantasia e ao cinema fantástico.
O curador, Sérgio Silva, escolheu filmes pouco vistos no cinema como Bocage – O Triunfo do Amor, de Djalma Limonge Batista, uma biografia do poeta português Manuel Maria Du Bocage; ou o clássico Sinfonia Amazônica, de Anelio Latini, a primeira animação de longa-metragem brasileira.
Outros destaques são os delírios de Buñuel e do pintor surrealista espanhol Salvador Dali no clássico O cão andaluz. De Almodóvar, A lei do desejo (um de seus filmes mais importantes), e o erotismo misturado à ficção científica em Elas só transam no disco, de Ary Fernandes.
Os irmãos Cohen resgatam o cinema de Frank Capra, na fábula de Na roda da fortuna e um grupo de mestres do cinema americano da década de 1980 (Joe Dante, John Landis, George Miller e Steven Spielberg) refaz episódios da série de TV Além da Imaginação, em No limite da realidade.
A fantasia surge também nas imagens de Sônia Braga em O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco (foto acima).
Os desenhos animados estão presentes na programação: o francês A profecia dos sapos, de Jacques-Rémy Girerd e Mundo proibido, divertida experiência que mistura animação e live-action de Ralph Bakshi. Finalizando a seleção, temos o mítico romantismo de O morro dos ventos uivantes, adaptação de William Wyler do célebre romance de Emily Brontë.
Confira a programação completa em http://migre.me/kJROf. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próximo ao Metrô Vila Mariana. Outras informações: 3512-6111 (ramal 215) ou em www.cinemateca.gov.br.

 

 

Oficina da palavra discute arte literária do Brasil

A Umapaz existe para fomentar a paz, a proteção ao meio ambiente, uma integração mais harmônica entre as pessoas e o meio em que vivem. E não é só de temas diretamente relacionados à natureza que vive a instituição. Prova disso é a oficina que será realizada em agosto e setembro, sempre às segundas-feiras, já a partir de 4 de agosto.
Na “Oficina da Palavra: Arte Literária do Brasil”, os participantes vão poder compartilhar o conhecimento da Literatura Brasileira e contribuir para a formação do cidadão-leitor contemporâneo.
A ideia é trabalhar a linguagem literária como forma de reintegração à uma base cultural e à construção da cultura de paz. A literatura alimenta a leitura: quanto maior a dimensão cultural do leitor, melhor ele poderá ler, compreender e interpretar o mundo.
Nos encontros, a facilitadora professora dra. Cladir C. Gabriel-Garcia, vai ajudar os participantes a identificar os recursos culturais e lingüísticos utilizados pelos autores brasileiros e o entrelaçamento com valores da cultura de paz. A oficina também vai buscar oferecer reflexões que possam promover a melhor expressão da crítica e da sensibilidade do participante nas produções escritas e orais, assim como a atualização do gosto pela leitura.

A professora Cladir é graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo e foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Radio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. Além disso, é frequentadora da UMAPAZ na qualidade de participante das Danças Circulares e de alguns eventuais cursos oferecidos pela entidade.
A coordenação é de Estela Gomes, Mirian Okada e Thereza Rosa. Aberta ao público em geral, a oficina é especialmente interessante para agentes culturais e educadores sociais.
Para se inscrever, é necessário preencher um formulário que pode ser baixado pela internet, no endereço: http://migre.me/kJStf. Depois, envie o formulário para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. A oficina vai acontecer nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto, 1 e 8 de setembro de 2014, sempre segundas-feiras, das 9h às 12h
A Umapaz fica no Parque Ibirapuera, com entrada pela Av. Quarto Centenário, 1268. Pedestres têm acesso pelo portão 7A e o estacionamento pode ser feito na própria Quarto Centenário ou no portão 7, com entrada pela Avenida República do Líbano – nos dois casos usando cartões de Zona Azul.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados