Siga-nos

Cultura

Cinemateca exibirá filmes ao ar livre, na Vila Mariana

Publicado

em

A cidade pede eventos ao ar livre, que estimulem a presença da população nas ruas, fortaleçam o sentimento de pertencimento do paulistano (e daquele que adotou a cidade como sua) e ainda permitam reflexões sobre o compartilhamento do espaço urbano entre diferentes – pedestres, ciclistas e carros; jovens, adultos e idosos; pessoas de diferentes bairros ou faixas de renda…
E para encerrar o ano marcado por debates e polêmicas tão intensos sobre a convivência urbana, a Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, vai promover um evento aberto ao público, gratuito e na área externa!
Filmes nacionais estão sendo exibidos ao ar livre desde ontem, dia 11.
Sangue corsário, um dos mais belos curtas-metragens de Carlos Reichenbach, é um passeio pela cidade de São Paulo conduzido pelo poeta Orlando Parolini, amigo do cineasta e será apresentado hoje, dia 12, às 20h. A cidade continua presente em São Paulo – Sinfonia e cacofonia, dirigido por Jean-Claude Bernardet, exibido logo em seguida. Neste filme raro, um dos grandes teóricos do cinema brasileiro se detém no imaginário cinematográfico de São Paulo, à partir de fragmentos célebres de filmes rodados na cidade, num ensaio onde encontramos o crítico, o cinéfilo e o cineasta. Zézero, de Ozualdo Candeias, é um cruel retrato das metrópoles na década de 1970, apresentando o desiludido ponto de vista de um operário.
Os doces bárbaros, de Jom Tob Azulay, é o registro da turnê do grupo homônimo que Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia criaram para celebrar os dez anos de suas carreiras. Acompanha os ensaios, a rotina e as apresentação do repertório do álbum duplo lançado em 1977, neste que é um dos principais filmes-concerto do cinema brasileiro e será exibido no sábado, 13, às 20h.
Roberto Carlos a 300 km por hora, de Roberto Farias, é o terceiro dos três filmes que o cantor realizou em parceria com o cineasta, uma aventura cômico musical com troca de identidades, corridas de carro e clássicos de Roberto e Erasmo na trilha. O filme será apresentado no domingo, 14, às 20h, em uma cópia do acervo de preservação da Cinemateca, raramente exibida.
Cassy Jones, o magnífico sedutor, de Luiz Sérgio Person, é uma comédia de muitas cores estrelada por Paulo José, na única incursão do cineasta no gênero, que será apresentado dia 20, sábado, às 20h. Por fim, no domingo, 21, também às 20h, outra curiosa comédia: É Simonal, de Domingos Oliveira, um musical embalado pelo sucesso do cantor Wilson Simonal nos anos 1970 e fotografado por Dib Lutfi, grande parceiro do cineasta. Todos os filmes serão exibidos em cópias 35mm do acervo da Cinemateca Brasileira.
Para conferir a mostra, basta comparecer ao Largo Senador Raul Cardoso, onde está sediada a Cinemateca, em um dos patrimônios culturais e arquitetônicos da cidade. Haverá 150 cadeiras disponíveis, mas o público também pode levar almofadas, cadeiras dobraveis, cangas ou esteiras, ou até cobertores para se acomodar à vontade.
Outras informações: 3512-6111 (ramal 215) e no site www.cinemateca.gov.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados