Siga-nos

lazer

Cidade Ademar vai ter atividades de lazer gratuitas

Publicado

em

Crianças de hoje só ficam dentro de casa e conectadas em celulares, tevê, computadores e videogames. Brincadeiras de rua como amarelinha e pega pega já não têm a mesma atração sobre elas. Até mesmo adultos e idosos estão mais sedentários.

Mas, será mesmo que essas brincadeiras de rua não envolvem as crianças? O programa Rua da Gente, que a Prefeitura lançou essa semana, está apostando no contrário. Em 320 endereços da cidade serão promovidas atividades lúdicas, de lazer, esporte e culturais para todas as idades. O programa Rua da Gente foi anunciado essa semana e sua primeira edição acontece nesse fim de semana. Na zona sul, o endereço escolhido foi a praça Joaniza, na Cidade Ademar, onde as atividades acontecerão nesse sábado, 14, das 9h às 18h.

Para o prefeito Bruno Covas, estimular a comunidade a voltar a participar de atividades ao ar livre, fazer com que as ruas do bairro tenham atividades constantes são desafios que a Prefeitura tem assumido para melhorar a qualidade de vida em meio urbano. O secretário de esportes, Carlos Bezerra Júnior, acrescentou que essa ocupação constante do espaço público aumenta inclusive a segurança pelos bairros.

A secretaria de Cultura também terá forte participação na programação, com contação de histórias, oficinas e shows de música, teatro e circo. “É uma programação que já atrai público para nossas casas de cultura, bibliotecas…”, diz o secretário Alexandre Youssef.

A programação também terá como objetivo, aliás, mostrar ao público as possibilidades de atividades gratuitas – de lazer, esportes e cultura – nos espaços municipais.

Atividades

Estão previstos jogos com bola, de mesa, tabuleiro, musicais, pega-pega, queimada, amarelinha, cabo de guerra, quebra cabeça, gincanas, oficinas de artesanato, danças variadas e confecção de brinquedos com material reciclável. O programa terá ainda atividades físicas com modalidades fitness e wellness como zumba, street dance, crossfit, alongamento e condicionamento físico.

O Rua da Gente será realizado aos sábados e domingos e irá contemplar todas as regiões da cidade de São Paulo, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade social. As atividades poderão ocorrer nas ruas, praças e centros esportivos. O programa faz parte do Plano de Metas 2019-2020.

A Prefeitura garante que até o final da atual gestão serão realizadas 320 edições, das quais 60 devem acontecer ainda este ano. “Serão ao menos quatro edições por fim de semana em todos os cantos da cidade, em especial as regiões mais periféricas”, destacou o prefeito. A iniciativa contará com investimentos de R$ 2,5 milhões, mas a Prefeitura não descarta parcerias com a iniciativa privada, ao longo do programa, com oferta de novas ativdades.

Ciclofaixas

Durante a coletiva para lançamento do programa prefeito ainda comentou sobre a desativação das ciclofaixas de lazer. “Estamos buscando novos patrocinadores, mesmo que apenas para alguns endereços, mas o fato é que as ciclofaixas vão ser retomadas. Já temos recursos para uma contratação de emergência, para que a Prefeitura assuma a organização, se necessário”, concluiu.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados