Siga-nos

Meio ambiente

Cidadão pode discutir destino de resíduos

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Moradores das regiões sob comando das Subprefeituras Vila Mariana, Jabaquara, Santo Amaro e Ipiranga vão poder dar sugestões sobre como deve ser o tratamento dado ao lixo, ao entulho e aos resíduos recicláveis produzidos na cidade de São Paulo. Em reuniões promovidas por distrito, sempre aos sábados, a população poderá dar ideias sobre coleta, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem…

Todas as contribuições poderão se tornar parte do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai valer pelos próximos 20 anos. Simplificando, trata-se de um documento que definirá responsabilidades e também como se dará a integração de tarefas entre poder público, cidadãos, concessionárias dos serviços públicos de limpeza urbana, comércio e até indústria. A proposta é discutir o gerenciamento dos resíduos desde o momento em que é fabricado. Por exemplo: uma embalagem de produto de limpeza, ao ser descartada, não é de responsabilidade apenas da família que utilizou aquele produto, da concessionária que vai coleta-la e transporta-la, ou da Prefeitura que precisa definir os aterros em que será depositada, mas também da fábrica que envazou o líquido de limpeza naquele recipiente.

Os debates nas próximas semanas também vão nortear a elaboração de um Plano de Coleta Seletiva Solidária e fazem parte dos encontros preparatórios para a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente, que ocorre em setembro.

Anote as datas e participe:

Vila Mariana – 22 de junho, das 15h30 às 19h – Colégio Arquidiocesano: Rua Domingos de Moraes, 2565;

Jabaquara – 22 de junho, das 15h30 às 19h – CEU Caminho do Mar – Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5421;

Santo Amaro – 22 de junho, das 15h30 às 19h – Faculdade Unítalo – Av. João Dias, 2046;

Ipiranga – 6 de julho, das 15h30 às 19h –  CEU Meninos – Rua Barbinos, 111

 

Responsabilidade conjunta: resíduos devem ser preocupação de empresas, cidadãos e poder público.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados