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Trânsito

Ciclovias se espalham pela região e deixam moradores surpresos

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Primeiro, foi a ciclovia da Coronel Lisboa, que parte da Rua Madre Cabrini, segue pela Coronel Lisboa, Primeiro de Janeiro e Boninas até chegar à Avenida Jabaquara. Agora, estão surgindo novas pistas pintadas de vermelho em outras vias de Mirandópolis e do Planalto Paulista.
Uma delas começou a ser desenhada na Alameda Guapiaçu, saindo da Avenida José Maria Whitaker. E, ao que tudo indica, vai seguir pela Rua Leandro Dupret, em direção à Vila Clementino ou à Rua Luís Góes.
A outra está sendo pintada na Alameda dos Guatás, importante e movimentada via que corta os bairros de Mirandópolis e do Planalto Paulista, da Avenida Jabaquara até a Avenida Indianópolis.
E, finalmente, também estão surgindo duas pistas estreias e definitivas na Avenida Jabaquara, uma em cada sentido da pista, junto à ilha central. Está sendo desenhada ao longo da via a partir da Alameda das Boninas em direção ao Jabaquara e não à Vila Mariana. Sugere que será feita uma ligação entre esta ciclovia e a da Coronel Lisboa, a partir da Alameda das Boninas, e posteriormente à ciclovia que já existe na Rua Vergueiro, a partir da estação Vila Mariana e se interligaria pela Rua Madre Cabrini.
Procurada, a Companhia de Engenharia de Tráfego tem se recusado a dar detalhes do trajeto e do projeto de cada uma dessas ciclovias. Alega que, quando concluídas, o projeto será apresentado em detalhes.
No entanto, os moradores estão reagindo com medo à novidade. Na Vila Clementino, as principais manifestações são relacionadas à segurança, inclusive dos ciclistas. Mas há também quem questione o que será feito com os pontos de táxi que existem ao longo da ciclovia. Um deles fica “sobre”a pista, na esquina da Rua Coronel Lisboa com a Rua Borges Lagoa. O outro fica na esquina da Rua Primeiro de Janeiro com a Rua Luís Góes e, embora esteja no lado oposto, especula-se se não será necessária sua remoção para garantir a fluidez na pista, em especial em horário de pico, já que a ciclovia reduzirá a largura total destinada aos carros.
Por enquanto, a CET apenas confirma que na Avenida Jabaquara está sendo implantada uma ciclovia definitiva, na mesma área onde funciona, aos domingos, a ciclofaixa de lazer, embora em espaço mais estreito do que uma faixa de rolamento. E lembra que serão implantados, no total, 400 quilômetros de ciclovias em toda a cidade até o final de 2015. Por enquanto, existem 100 km em operação.
O prefeito Fernando Haddad também já anunciou que quer interligar as áreas de wi fi livres na cidade através de ciclovias. Na região, haverá wi fi livre na Praça Santa Rita de Cássia, e nos Parque da Conceição, Nabuco, Aclimação, Ibirapuera e Independência.

 

Ciclovia está sendo implantada na Avenida Jabaquara, a partir da Alameda das Boninas, em sentido bairro, nas duas pistas (acima). E na Al. Guatás, outra está surgindo (abaixo)

 

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4 Comentários

4 Comments

  1. gian

    5 de novembro de 2014 at 22:11

    Excelente. Sao Paulo mais humana! Eu ja estou usando a rota da col lisboa ee jabaquara para ir ao trabalho.

  2. Alvaci Camargo Borges

    7 de novembro de 2014 at 9:03

    É um absurdo a incompetência do Prefeito Fernando Hadad e de seu Secretário de Transportes Jilmar Tatto ” presidente do tal ” conselho” inventado por eles, espalhando ciclovias por toda cidade sem nenhum planejamento em meio a pontos de ônibus, pontos de Taxi, entrada e saída de estacionamentos, comércios, entre outros, como por exemplo: na Alameda dos Guatás no Planalto Paulista, que além de ser uma grande subida e descida, trafegam ônibus com seus pontos do lado direito da via onde pintaram de vermelho e ainda entram a direita na Av. Jabaquara, transpondo assim a tal ciclovia, que continua em frente cruzando a bola da Avenida Ceci, que sequer existe fiscalização da SP-TRANS da linha de Ônibus (Aeroporto) que deveria sair da Av. Ceci na Alameda dos Piratinins e acessar a Av. Aratans que insistem em entrar fora do itinerário na Alameda dos Guatás, (que depois de várias reclamações moradores, nada foi feito) e pior, acabaram de pintar as tais faixas vermelhas que serão liberadas em breve aos ciclistas que correrão um serio risco de de vida ao trafegarem nestas ruas.

    Pergunto:
    Serão responsabilizados criminalmente todos os envolvidos neste projeto por acidentes e mortes dos ciclistas e crianças que possam vir a ocorrer por tamanha irresponsabilidade? pois o que estão fazendo não são ciclovias e sim armadilhas de morte.

  3. Romilda

    12 de novembro de 2014 at 19:12

    Um absurdo!!! Daqui a pouco náo haverá mais espaço para os automóveis. Além disso, o perigo a que estes ciclistas se dispóem é absurdo, além de prejudicar o trânsito.
    As ruas de Sáo Paulo,minha gente, náo sáo lugar para bibicileta!!! Já vi ciclista fazer cada absurdo!!! Fim dos tempos!!!

  4. amaury

    8 de dezembro de 2014 at 11:48

    péssimo. a CET coloca postes de ferro no leito das ruas, para separar a ciclofaixa da faixa de carros, em flagrante desrespeito às regras de trânsito. serviços de entrega, táxis, serviços de transporte de pessoas e de encomendas/carga, prejudicados por causa da visão de alguns de que o automóvel é o representante do mal.

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