Siga-nos

Trânsito

Ciclovia na Rua Coronel Lisboa assusta comércio

Publicado

em

Conforme o jornal SP Zona Sul já havia noticiado, começou a ser implantada a Ciclovia Coronel Lisboa, na Vila Clementino. A maior parte do trajeto, como sugere o nome, segue pela Rua Coronel Lisboa, mas a pista exclusiva para bikes começa na Rua Madre Cabrini, passa pela Rua Primeiro de Janeiro, Alameda das Boninas, já em Mirandópolis, e termina na Avenida Jabaquara. Todo o trecho já começou a ser pintado.
A CET ainda não divulga detalhes oficiais do traçado completo, mas o plano inicial indicava um total de 4,7km de extensão.
A partir do momento em que as faixas vermelhas começaram a surgir no solo, comerciantes, empresários, clientes e outros usuários e prestadores de serviços no bairro começaram a perceber que a prioridade para as bicicletas é para valer e que a convivência pacífica deverá ser construída.
As principais queixas e dúvidas são quanto ao acesso dos carros às garagens, sem criar riscos aos ciclistas, ou para embarque e desembarque de passageiros que frequentam clínicas e estabelecimentos de saúde, que em geral atendem pessoas com mobilidade reduzida.
Há ainda escolas ao longo do trecho e dúvidas quanto a segurança dos alunos.
Procurada, a Companhia de Engenharia de Tráfego informou que só quando o projeto for totalmente implantado que será feita divulgação detalhada à imprensa.
Ressaltou, entretanto, que a elaboração dos novos projetos de ciclovias e suas respectivas ativações estão sendo realizadas atendendo às características de cada local, como presença de ciclistas na via (leito veicular ou calçadas); características do tráfego: volume veicular, velocidade, composição da frota, especialmente se a via é itinerário de ônibus ou rota de caminhão; características de uso do solo: residencial, comercial. E garante que todas essas características são levadas em conta na seleção das vias destinadas a compor a malha cicloviária assim como definem o tipo de espaço de circulação cicloviária mais adequado para a situação.
A CET também garante que há espaço para que todos os setores envolvidos ou interessados possam debater, propor e melhorar o trabalho que vem sendo feito. Por isso, sugere aos comerciantes e usuários da região que, em caso de propostas ou dúvidas, acionem a Gerência de Atendimento ao Munícipe, através do e mail gre@cetsp.com.br ou pelo telefone 3396.8322.
Mobilidade
Mas, a empresa também faz questão de frisar que o plano de mobilidade cicloviária vem sendo divulgado desde a campanha da atual gestão. E que a apresentação pública da proposta foi apresentada em junho, urante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, a proposta foi apresentada publicamente.
De acordo com a CET, o plano de mobilidade cicloviária, que inclui a bicicleta como um modelo de transporte, está sendo estruturado dentro das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. O plano da Prefeitura de implantar 400 quilômetros de ciclovias até o final do próximo ano.

 

A ciclovia já começou a ser demarcada ao longo da via, que atravessa os bairros de Vila Clementino e Mirandópolis

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados