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Urbanismo

Ciclofaixas de lazer serão retomadas

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O corredor formado pelas ruas Bernardino de Campos, Vergueiro, Domingos de Morais, avenida Jabaquara vai voltar a ter ciclofaixas de lazer. Para quem não sabe, diferente das ciclovias, que são pistas para transporte público pelo uso da bicicleta, as ciclofaixas de lazer são aquelas montadas todos os domingos e feriados e que podem ser usadas por famílias e ciclistas amadores para aproveitar momentos de folga.

Elas eram montadas com sinalização especial, com patrocínio de um banco privado, desde 2009. Mas, o banco desistiu da parceria em agosto e as ciclofaixas foram suspensas, com a promessa de retomada em breve.

Essa semana, a Secretaria Municipal de mobilidade e Transportes recebeu propostas de empresas interessadas em operar de forma emergencial os 117 quilômetros da Ciclofaixa de Lazer da cidade de São Paulo.

Dos nove trechos disponíveis da Ciclofaixa de Lazer, a empresa Inovia havia oferecido o menor valor em sete e a empresa DKS, em dois.O resultado foi publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 8, mas a empresa vencedora acabou desclassificada por não cumprir um dos itens do edital.

Neste item, a proponente deveria descrever a infraestrutura de pessoal técnico e equipamentos disponíveis para a execução do projeto, considerando o material mínimo descrito no Anexo I – Termo de Referência.

Diante da desclassificação, ficou concedido o prazo de cinco dias úteis para apresentação de recurso. Caso a Innovia não tenha sucesso no recurso, os novos valores serão os ofertados pela empresa DKS, conforme abaixo:

1) Trecho Paulista / Jabaquara – 18.616 metros – R$ 71.435,68. A Inovia havia oferecido a atuação no mesmo trecho por R$ 53.135,59

2) Trecho Paulista / Centro – 16.204 metros – R$ 59.977,31
Inovia – R$ 46.144,07

3) Trecho Jabaquara / Parque Ibirapuera – 10.252 metros –

R$ 34.942,35
Inovia – R$ 29.364,41

4) Trecho Parque. Ibirapuera / Parque.do Povo – 7.902 metros –

R$ 28.922,91
Inovia – R$ 22.372,88

5) Trecho Parque do Povo / Parque Villa Lobos – 15.018 metros –

R$ 37.874,05
6) Trecho Parque. Ibirapuera / Sumaré – 8.542 metros –
R$ 27.397,82
Inovia – R$ 24.050,85

7) Trecho Parque do Chuvisco / Parque do Povo – 13.488 metros – R$ 36.263,35

8) Trecho Zona Norte – 8.316 metros – R$ 30.197,03

9) Trecho Zona Leste – 19.104 metros – R$ 57.174,52
Inovia – R$ 23.771,19

Custo total por ativação: R$ 384.185,02, ante os R$ 326.671,31 que estavam previstos com a classificação da inovia.

A estimativa é de que a operação seja retomada no início de novembro, após o esgotamento dos prazos recursais.

O contrato emergencial terá vigência de 90 dias contados da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado ou rescindido antes do prazo fixado, caso haja a celebração do Termo de Cooperação, que está em fase de aprovação, e início da respectiva operação.

Histórico

Em 16 de agosto, a Prefeitura havia divulgado comunicado em que antecipava que a empresa que patrocinava a implantação das ciclofaixas todos os domingos e feriados, com sinalização e criação de bloqueios, desistiu de dar continuidade.

“O prefeito Bruno Covas determinou que a Prefeitura assuma as operações das Ciclofaixas de Lazer a partir de 1.º de setembro, evitando, dessa maneira, qualquer interrupção do programa, que prossegue normalmente aos domingos e feriados. A Prefeitura assumirá as operações das Ciclofaixas até que o Comunicado de Manifestação de Interesse esteja concluído e a nova empresa patrocinadora, escolhida”, dizia o informe divulgado pela Secretaria de Comunicação.

Edição do Diário Oficial do Município do dia 17 de agosto trouxe comunicado de manifestação de interesse para que empresas interessadas possam patrocinar as Ciclofaixas de Lazer de São Paulo, que funcionam aos domingos e feriados. Entretanto, no final de agosto, uma nova nota foi divulgada à imprensa: “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, busca empresa para operar a ciclofaixa de lazer aos domingos na cidade”.

A patrocinadora que operava a ciclofaixa encerrou sua operação, a pedido, no último dia 25 de agosto.

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1 Comentário

1 Comentário

  1. JOSE DOS REIS

    3 de janeiro de 2020 at 10:18

    O POVO DE SÃO PAULO NÃO PODE FICAR SEM AS CICLOFAIXAS
    ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ESPERAR

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