Siga-nos

Tecnologia

Centro Cultural tem evento de tecnologia criativa nesse sábado

Publicado

em

Neste ano, o evento acontece simultaneamente em mais de cem países.
Em São Paulo, atividades livres e gratuitas para todas as idades, profissionais e amadores, serão realizadas no sábado, 6 de abril, no Centro Cultural São Paulo

A Prefeitura de São Paulo promove, no dia 6 de abril, mais uma edição do Arduino Day, evento que reúne coletivos makers, hackers, comunidades e profissionais ligados à tecnologia criativa e inovação. São cerca de 60 horas de programação simultânea com atividades gratuitas que estarão abertas ao público de todas as idades, de profissionais a amadores, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 10h.

O evento celebra a criação da plataforma de hardware livre Arduino, criada em 2005, na Itália. O baixo custo e a manipulação acessível desse dispositivo revolucionaram o desenvolvimento e controle de sistemas interativos, tornando a computação física acessível a todos, inclusive estudantes e projetistas amadores. Atualmente, o Arduino é conhecido e utilizado no mundo todo e sua criação é comemorada em mais de cem países.

Na cidade de São Paulo, teremos mais de vinte oficinas, seis workshops, cinco painéis de debate e oito mesas com oficinas independentes com coletivos e comunidades tech, oferecendo atividades ao longo do dia com as mais diferentes abordagens para o uso do Arduino. Temas inovadores e soluções de antigos problemas estão entre as propostas desse evento organizado pela rede de laboratórios públicos de fabricação digital – FAB LAB LIVRE SP – programa vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL.

Dentre as oficinas e debates, temas como “Inteligência Artificial: futuro do trabalho”; “Arte e Tecnologia” e “Educação, Criação e Tecnologia” serão abordados. Oito mesas estarão disponíveis para grupos e parceiros da rede FAB LAB LIVRE SP que trabalham com Arduino, como o Hardware Livre da USP, Lab das Minas, Woman in Blockchain, FATECs e IFSP de Guarulhos – eles poderão compartilhar inovações, experiências e conhecimentos sobre o uso dessa tecnologia.

Quem já está pensando em ter uma casa tecnológica acessível vai poder contar com a oficina de automação residencial e ainda ampliar a abordagem com a atividade de automação urbana: “Horta automatizada e montagem de máquina de Rube Goldberg” – máquina de reação em cadeia para realizar tarefas simples, comum em desenhos animados. Quem ainda está começando não vai se sentir de fora. Seis workshops e oficinas básicas também estão no escopo de atividades, inclusive voltada para crianças, que são convidadas a conhecer o fazer tecnológico, comunitário e criativo por meio da animação digital de personagens infantis.

Outros destaques do Arduino Day em São Paulo são as presenças de Gedeane Kenshima, engenheira IFSP e professora de ETEC, conhecida por “menina-brilho”,  que vai montar um “lab aberto” de arduino; e de Mau Maker (Maurício Jabour) que trabalhará com o desafio de conectividade, articulando Arduino e NFC, um dispositivo de integração de sistemas.

“Criar um ambiente que ofereça condições para que as pessoas tenham acesso às novas tecnologias é uma das propostas da rede FAB LAB LIVRE SP. Conseguimos criar verdadeiros hubs de tecnologia que conciliam cultura, arte, educação e inovação em um mesmo lugar, impactando pessoas de diversos perfis, do profissional ao amador”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

As atividades são livres e gratuitas e estão disponíveis para consulta na página www.facebook.com/arduinosaopaulo. Para participar do evento, basta inscrever-se antecipadamente no site https://fablablivresp.github.io/arduinodaysp.

SERVIÇO
Arduino Day São Paulo

Onde: Centro Cultural São Paulo | R. Vergueiro, 1000, Paraíso

Quando: 06/04 | 10h – 19h

Acesso: Gratuito com inscrições no site

https://fablablivresp.github.io/arduinodaysp

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados