Siga-nos

Cultura

Centro Cultural Jabaquara celebra consciência negra

Publicado

em

Vai ter cinema, vai ter feira só com expositores negros, vai ter dança, música, encontros. Tudo para celebrar o Dia da Consciência Negra e ainda marcar a reabertura do Centro Cultural do Jabaquara.
O espaço tem história intimamente ligada à história dos negros em São Paulo. A casa do Sítio da Ressaca (foto à esquerda), como é conhecido o exemplar em taipa de pilão que remonta ao século XVIII e fica ao lado do centro cultural, já abrigou um pequeno quilombo. Há cerca de 25 anos, foi criado ali também o Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro Caio Egydio de Souza Aranha, pela Prefeitura. E mais recentemente, a Biblioteca Pública Paulo Duarte se transformou em especializada em temática Negra.
No dia 14, a cantora Virgínia Rosa apresenta, às 18h, o show “Canta Clara”, com repertório de Clara Nunes, uma das mais importantes cantoras brasileiras e uma grande intérprete dos nossos ritmos, que gravou os mais importantes compositores brasileiros, entre eles, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Adoniran Barbosa e João Bosco. O primeiro dia de atividades se encerra com um animado Baile dos Orixás, conduzido por Aloísio Menezes, Carol Bezerra & Guga Stroeter & Orquestra HB.
A cantora Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do “The Voice Brasil”, se apresenta no dia 20, às 19h. A programação comemorativa do Dia da Consciência Negra contará, ainda, com um cortejo do grupo Ilú Obá De Min, às 16h30 e a exibição do filme “Iyalode: damas da sociedade”, de Maria Emilia Coelho e José Pedro da Silva Neto. Às 15h, acontece um debate com o tema “Intolerância Religiosa”, com a participação do diretor do filme.
No sábado, dia 21, às 18h, a programação musical traz uma emocionante homenagem a Jair Rodrigues feita pelos seus filhos Luciana Mello e Jairzinho. A dupla interpreta canções de seus respectivos repertórios e grandes sucessos na voz de Jair Rodrigues, como “Disparada” e “Deixa isso pra lá”.
Entre os filmes selecionados para exibição estão “Sabotage: maestro do Canão”, de Ivan 13P, que será exibido dia 15, às 16h e “Triunfo”, de Caue Angeli, que narra a história de Nelson Triunfo, dançarino e compositor. O filme, que tem depoimentos de Thaíde, Criolo e do próprio Triunfo, poderá ser visto dia 17, às 10h.
O Centro Cultural Jabaquara fica na Rua Arsenio Tavollieri, 45 – Jabaquara. Os eventos acontecem de e 14 a 29/11. Entrada Franca.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados