Siga-nos

Política

Cebrap celebra 50 anos com seminário na Vila Mariana

Publicado

em

Foco na realidade brasileira. Com essa missão, em 1969 era criado o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP. Agora, para celebrar seus 50 anos de atividade ininterrupta, esse centro de produção de conhecimento interdisciplinar e arena de debate público sobre os grandes temas nacionais vai promover um seminário no Sesc Vila Mariana, mesmo bairro em que a entidade tem sua sede.

O seminário internacional “Democracia à brasileira” discute grandes questões brasileiras a partir de uma perspectiva comparada, reunindo pesquisadores de ponta em suas áreas de atuação e grandes nomes que passaram ou que ainda estão na instituição.

A Abertura acontece na terça, 14, com presença de Danilo Miranda (Diretor do Sesc/SP) e de Angela Alonso (Presidente do Cebrap). Na data, haverá ainda depoimento de Elza Berquó e dos presidentes do Cebrap: Fernando Henrique Cardoso; Francisco de Oliveira; José Arthur Giannotti; Fernando Limongi; Alvaro Comin; Paula Montero; Angela Alonso. Já nesse primeiro dia, acontece um debate.

Democracia em crise?

A democracia está em crise? As ameaças à democracia vão além das instituições políticas. As razões da crise são profundas e só podem ser compreendidas se referidas às condições econômicas, sociais e culturais. Restringir-se aos “usuais suspeitos” — como o Brexit, a vitória de Trump, ou os casos de Polônia e Hungria — não é suficiente para dar conta dos desafios postos.

Instituições Políticas

No dia 15, o seminário começa às 10h, com outra mesa de debates: “Instituições políticas brasileiras”.

O Cebrap participou ativamente do debate político-institucional do país em dois momentos-chave, na transição à democracia e após a aprovação da Constituição de 1988. O objetivo da mesa será o de resgatar essas contribuições e usá-las como ponto de apoio para mapear os diagnósticos correntes sobre a performance do atual quadro institucional brasileiro.

Mobilizações sociais

À tarde (15h), outra mesa redonda discute as mobilizações políticas contemporâneas, focalizando o modo pelo qual se constroem os problemas públicos, a dinâmica das manifestações sociais no espaço público e as relações entre sociedade civil e Estado.

Desenvolvimento, trabalho e políticas públicas

A mesa, a partir das 16h30, discutirá os desafios para os processos de desenvolvimento no século XXI. Qual a importância da inovação para o desenvolvimento econômico dos países? Quais os impactos esperados das novas tecnologias no mundo do trabalho? Quais são as políticas públicas adequadas para apoiar sistemas produtivos do futuro?

Desigualdades

No dia 16, quinta, a mesa das 10h tratará das questões relacionadas à trajetória recente da desigualdade no Brasil e no contexto internacional. A democracia é condição suficiente e necessária para a redução das desigualdades? Que processos econômicos e políticos explicam a trajetória recente das desigualdades no Brasil e no mundo? O Brasil é um caso estranho à trajetória da América Latina ou sua trajetória pode ser compreendida à luz das teorias existentes?

Religião, política e espaço público

A mesa das 14h pretende refletir sobre a presença política e pública da religião no contexto contemporâneo. Os focos centrais da discussão são a conjuntura político-religiosa atual e as recentes mudanças na articulação entre o secular e o religioso.

Debates políticos do espaço público

Às 16h30, nova mesa debate de que maneira questões como raça, desigualdade e crise da democracia surgem na discussão pública? Que tipo de novos obstáculos e potencialidades ao debate surgem quando esses temas emergem no contexto de onda conservadora e de novas formas de informação e de comunicação?

É possível se inscrever pelo site do Sesc Vila Mariana ou na Central de Atendimento da unidade.

Os valores (R$ 30, 15 ou 9, conforme a categoria) correspondem à inscrição para um dia. Para participar do Seminário na íntegra, o interessado deverá se inscrever nos três dias e pagar o valor correspondente (R$90, 45 ou 27, conforme a categoria).

O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141. Informações: 5080-3000. Site: sescsp.org.br; Redes sociais: @sescvilamariana

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados