Siga-nos

Problemas na região

Caso das crianças na Vila Mariana expõe fragilidade dos Conselhos Tutelares

Publicado

em

Foram reprisadas inúmeras vezes e chocaram a população as imagens de crianças com idade entre 8 e 13 anos, aproximadamente, assaltando um hotel, sendo presas, destruindo a sede do Conselho Tutelar de Vila Mariana e a delegacia da Vila Clementino, além de atacar policiais e jornalistas.

Depois do ataque de fúria das crianças, a sede do Conselho Tutelar chegou a ficar fechada para ser recuperada. Uma das conselheiras disparou: “não temos estrutura para este tipo de atendimento, não temos poder de polícia”.

Não é de hoje que os conselhos tutelares da cidade sofrem com a falta de condições para atender não apenas crianças infratoras, como também outras que são vítimas de violência doméstica, ou famílias que precisam de apoio para garantir educação para seus filhos…

O Jornal São Paulo Zona Sul, ao longo dos últimos anos, já mostrou problemas sérios tanto do Conselho Tutelar de Vila Mariana quanto do Jabaquara. Os prédios ocupados têm vários problemas, faltam equipamentos assim como material de escritório básico.

As eleições para os conselhos de toda a cidade deveriam ter sido realizadas em julho mas foram adiadas para outubro – na Vila Mariana, só duas atuais conselheiras pretendem voltar a disputar o cargo.

O valor mensal de R$ 1400 pago a cada um deles costuma atrair muitos candidatos, mas muitos acabam percebendo que a tarefa é árdua – exige até plantões rotativos aos finais de semana e no período noturno.

Questionado pelo jornal SP Zona Sul sobre quais os projetos existentes para melhorar a estrutura de atendimento dos conselhos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, João Santo, disse apenas que tem sido feitas “gestões junto à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, responsável por eles, para que essa demanda seja contemplada.

Ele discorda que os atuais conselheiros estejam desanimados. “Poucos, com condições de disputar a reeleição, desistiram”, garante. João, no entanto, não explicou por que as eleições foram adiadas para outubro e disse que em breve haverá informações sobre a disputa no site da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br)

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados