Siga-nos

Eleições 2016

Cartórios eleitorais já ampliaram atendimento e farão plantões

Publicado

em

Aos poucos, os eleitores paulistas – que formam o maior colégio eleitoral do país – estão atualizando seu cadastro na Justiça Eleitoral com captação de biometria (impressões digitais e foto feita no cartório). Porém, esta atualização não é ainda obrigatória para a votação municipal deste ano.
Quem precisa se apressar, na verdade, é o eleitor que ainda não fez seu alistamento – como quem completou 18 anos, por exemplo – ou quem deseja faer a transferência do título – seja de bairro/zona eleitoral, seja de cidade.
O prazo para estes eleitores modificarem sua situação nos cartórios termina em 4 de maio. Por isso, esta semana o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ampliou o horário de atendimento. Os cartórios já estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, inclusive no feriado de 21 de abril. Haverá atendimento também nos dias 23 e 24 de abril (sábado e domingo), 30 de abril (sábado) e 1º de maio (domingo).
O Posto Anhangabaú, que fica em frente à estação Anhangabaú do metrô, funciona da mesma forma e atende eleitores de todo o Estado, de qualquer zona eleitoral.
Quem precisa ir
ao cartório?
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. O jovem que completar 16 anos até 2 de outubro – data do primeiro turno – pode votar nas eleições municipais de 2016, desde que solicite seu título até 4 de maio.
Para o primeiro título, o cidadão deve fazer o agendamento no site do TRE (www.tre-sp.gov.br) e levar documento original de identidade e comprovante de endereço recente. Para os homens com idade entre 18 e 45 anos também é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
Para transferência, o interessado deve agendar o atendimento e comprovar a identidade e a residência mínima de três meses. Para tirar a 2ª via, o eleitor também precisa fazer o agendamento.
Os eleitores que forem ao cartório para alistamento ou transferência já terão seus dados biométricos coletados. Já os demais podem procurar os cartórios depois das eleições, fazendo também agendamento prévio pelo site.
Cartórios da região
Na região, há vários cartórios e o eleitor deve procurar aquele que engloba a área onde mora.
Na Vila Mariana, funciona o Cartório da 06º Zona Eleitoral, na Rua Loefgren, 2007 – telefone 3130-2706
Já o Cartório da 258ª Zona Eleitoral atende moradores da região Indianópolis (inclui Moema, Planalto Paulista). Fica na Av. Jandira, 657. Telefone: 3130-2719.
Quem mora na Saúde deve procurar o Cartório da 259ª Zona Eleitoral, na R. Itapiru, 174. Telefone: 3130-2721.
Para quem vive no Jardim da Saúde, entretanto, o cartório correto é o da região Cursino, da 413ª Zona Eleitoral. Fica na Av. do Cursino, 3821. Telefone: 3130-2753.
Para quem vive no Ipiranga, existe o Cartório da 260ª Zona Eleitoral, R. Bom Pastor, 2204. Telefone: 3130-2722.
Para o Jabaquara, é preciso procurar o Cartório da 320ª Zona Eleitoral, que fica na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2917. Telefone: 3130-2724
O Posto especial do Anhangabaú foi criado justamente para agilizar a coleta biométrica de dados. Fica na rua Dr. Falcão Filho, 121
Outras informações podem também ser obtidas pela Central de Atendimento ao Eleitor: 148.

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. regina facco

    27 de dezembro de 2018 at 13:17

    Nao consigo saber quando funciona esse cartorio, pois preciso justificar que estava internada no segundo turno das eleicoes e nao consigo , nem no cartorio e nem pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados