Siga-nos

Meio ambiente

Cartilha ensina como fazer reforma sustentável

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Quando o fim de ano se aproxima, muita gente recorre a pequenas obras em casa, preparando-a para as festas de fim de ano. É importante lembrar, entretanto, que mesmo pequenas obras devem ser bem planejadas: tanto para economizar futuramente com uso de recursos naturais como água e energia, quanto pela preocupação na geração de resíduos. Vale ainda destacar que uma reforma bem planejada terá mais durabilidade e evitará novos gastos e trabalho futuro.
Uma cartilha disponibilizada gratuitamente pelo Ministério do Meio Ambiente, na internet, tem por objetivo é difundir práticas sustentáves.
A publicação “Construções e Reformas Particulares Sustentáveis” faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, do MMA. Traz dicas relacionadas a cada um dos cômodos da casa, sugere disposições de ambientes para que sejam mais iluminados e ventilados.
Traz ainda sugestões para uso de materiais reciclados que, além de mais econômicos, vão gerar menos lixo e consumir menos recursos naturais em sua produção.
A publicação, aliás, orienta sobre o descarte correto dos resíduos sólidos – o entuho. Durante a reforma ou construção, já separe espaços, na residência, para separação adequada de resíduos. Ao contratar a caçamba para entulhos, procure saber se a empresa descarta os resíduos corretamente. A cartilha do Ministério do Meio Ambiente incentiva e orienta a destinação de alguns materiais para reciclagem.
Independente do volume, é fundamental o descarte correto, lembrando que o despejo de entulho em via pública é crime ambiental.
Para pequenas obras, separe o material e entregue gratuitamente em ecopontos da Prefeitura. Os endereços podem ser consultados em www.spcidadelimpa.com.br.
A publicação reforça que a estimativa é que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto de atividades da sociedade sejam provenientes da construção.
A orientação vai desde o projeto até o descarte dos resíduos sólidos. Durante a elaboração do projeto, por exemplo, se possível preserve as espécies nativas existentes no terreno, pois elas garantem a estabilidade do solo e refrescam o ambiente. Outra ideia é apostar nas coberturas verdes, com jardins sobre o imóvel ou paredes verdes.
Quando for escolher os materiais de construção, a indicação é evitar o uso de materiais prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Uma casa ou prédio sustentável gera uma economia de aproximadamente 30% em sua manutenção, gasta menos água e energia elétrica e tem uma vida útil e acessibilidade muito maiores.
Outro aspecto positivo é que, atualmente, as moradias sustentáveis estão em alta no mercado imobiliário. Esses imóveis são, em média, de 10% a 30% mais valorizados.
Indica-se, ainda, a pavimentação permeável, com dicas de tipos de piso que aborvem a água, tem alta durabilidade e baixa manutenção.
A cartilha completa está disponível em goo.gl/Jmh11

foto-3

Invista no verde Mantenha ou amplie jardins e área permeável, destine o entulho corretamente

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados