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Trânsito

Carros ainda estacionam em faixa exclusiva para ônibus no corredor Jabaquara-Domingos

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Já no ano passado foi feita a sinalização para implantação de faixa exclusiva de ônibus no Corredor formado pelas ruas Domingos de Moraes e Jabaquara – desde a Rua Sena Madureira, na Vila Mariana, até a Avenida Irerê, em São Judas, numa extensão total de 7,2 quilômetros. Foram instaladas 240 placas de regulamentação e advertência, além de implantados 2.850 m2 de sinalização de solo.

Mas, até agora, só dúvidas pairavam no projeto de liberar a pista da direita destas vias para os coletivos, em horários de pico. Como ficaria o estacionamento de quem frequenta o comércio? E as paradas para embarque e desembarque de alunos nas diversas instituições educacionais existentes ao longo das vias?

Na segunda-feira, dia 29, finalmente a Companhia de Engenharia de Tráfego instalou a faixa exclusiva. Só que, no segundo dia de operação, quando a equipe do jornal São Paulo Zona Sul esteve no local para conferir o funcionamento da novidade, notou que o funcionamento ainda está muito aquém do esperado. No horário de pico do final do dia, quando a faixa exclusiva deve funcionar no sentido centro-bairro, não havia agentes da CET na região e muitos carros estavam estacionados ao longo do pista.

A CET, entretanto, garante que as equipes de fiscalização estão nas ruas. E diz que no mês anterior à implantação oficial da faixa já foram aplicadas quase 500 multas por estacionamento irregular. Vale lembrar que o valor a ser pago pela infração, que também registra 5 pontos na CNH é de R$ 127,69.

A chamada “Operação Dá Licença Para o Ônibus” tem por objetivo liberar mais pistas nos horários de pico. Assim, entre 6h e 9h, pela manhã, a faixa da direita no sentido centro deve ficar exclusivamente para tráfego dos ônibus e para carros que eventualmente precisam fazer conversões à direita. No período da tarde, entre 17h e 20h, o mesmo acontece no sentido bairro, sempre respeitando os horários de pico. Para isso, a Zona Azul deixa de funcionar e não pode haver nem mesmo paradas para embarque em desembarque – seja na porta de escolas, estações de metrô ou lojas. Vale ressaltar que nos demais horários a Zona Azul está funcionando normalmente.

A faixa exclusiva só não vai funcionar no trecho ocupado pelas obras do Metrô, entre as ruas Borges Lagoa e Loefgreen, sentido Bairro, já que a pista está estreita e tem desvio. Já no sentido Centro, segundo a CET, a faixa exclusiva funcionará normalmente enquanto as obras não ocuparem a faixa de rolamento da esquerda, junto ao meio fio.

Colégios

A CET ainda informou que, para garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários,  estabeleceu operações especiais com os grandes colégios da região. No Arquidiocesano, o embarque e desembarque dos alunos será feito exclusivamente pelo portão da Rua Afonso Celso ou pela baia na Rua Loefgreen;

No Colégio Nossa Senhora do Rosário, acontece pela Avenida Dr. Altino Arantes; e no Colégio Santa Amália, pelas ruas Fiação da Saúde e Miguel Stefano.

Multas

Carros que trafegam pela faixa exclusiva estão sujeitos a multa de R$ 53,20 (infração leve) e 3 pontos na CNH.

Segundo a CET, a Operação Dá Licença Para o Ônibus tem por objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando-se a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

No sentido bairro da Av. Domingos de Morais circulam 23 linhas de ônibus, com uma frequência de 97 ônibus/hora pico transportando, aproximadamente, 272 mil passageiros em um dia útil. No sentido centro, são 15 linhas, com frequência de 91 ônibus/hora pico e que transportam 168 mil pessoas. Já na Av. Jabaquara, são 30 linhas no sentido bairro, com frequência de 148 ônibus/hora pico, que transportam aproximadamente 288 mil usuários. No sentido centro são 30 linhas, com frequência de 143 ônibus/hora pico, transportando 311 mil pessoas.

No segundo dia de operação da faixa exclusiva para ônibus, vários automóveis ainda usavam a pista para estacionar

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2 Comentários

2 Comments

  1. Ricardo

    9 de maio de 2013 at 20:13

    Essa regra de proibir parar na Avenida deveria se estender aos domingos, com a cliclo faixa, transitar pela Av Miguel Estefano (altura do colégio Sta Amália) e a rua do metro Saúde, ficaram mais difíceis do que de dia de semana.

  2. Adler

    10 de maio de 2013 at 8:32

    A ciclofaixa tem prejudicado muito o trânsito aos domingos. Aproveito ainda para fazer um apelo para que aumentem o tempo da luz verde no semáforo do cruzamento da Av. Miguel Estefano e Av. Jabaquara (todos os dias).

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