Siga-nos

#VacinaçãoCovid

Capital chega a 100% dos adultos com duas doses

Publicado

em

Agora, foco da Prefeitura é busca ativa de adolescentes: metade ainda não recebeu segunda dose

A cidade de São Paulo chegou à marca de 100,1% de sua população adulta estimada com o esquema vacinal antiCovid completo nesta quarta-feira (24). Ao todo, são 9.237.242 pessoas com duas doses ou a dose única.

Também foram vacinadas 10.016.009 pessoas acima dos 18 anos com a primeira dose ou dose única, representando cobertura vacinal de 108,5%.. Em relação à dose adicional (DA), 1.207.031 foram aplicadas no público elegível. No total, o município contabiliza 21.396.333 doses aplicadas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, esse índice é um marco para a capital. “Estamos à frente de muitos países europeus, por isso, a cidade tornou-se a capital mundial da vacina. Só conseguimos chegar até aqui porque contamos com profissionais qualificados e com expertise na logística de vacinação. Agora, o foco será alcançar 100% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, com o ciclo vacinal completo”, disse.

Na cidade de São Paulo, 895.006 adolescentes de 12 a 17 anos receberam a primeira dose, o que corresponde a 106% da população estimada para essa faixa etária. O município alcançou 43,8% dos adolescentes vacinados com a segunda dose, com um total de 369.353 doses aplicadas.

O intervalo para recebimento da segunda dose é de 15 dias para a vacina CoronaVac, oito semanas (56 dias) para AstraZeneca e 21 dias para a Pfizer.

A SMS reforça que, mesmo com o avanço da vacinação e a queda no número de casos, óbitos e internações por Covid-19, é importante que todos os protocolos de biossegurança sejam respeitados, para garantir a saúde e a proteção de todos. É fundamental que as pessoas mantenham o distanciamento social, evitando aglomerações, usem máscaras e adotem medidas de higiene pessoal, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel.

É recomendado à população que acompanhe a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila, no seguinte endereço: deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/.

A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=307599.

Máscaras

Com a ampliação da vacinação e queda nos índices de registros de casos, internações e mortes, o Governo do Estado também anunciou que vai flexibilizar a exigência do uso de máscaras em todos os 645 municípíos paulistas em  em áreas abertas. A medida começa a valer a partir de 11 de dezembro. O uso das máscaras continua obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

O novo decreto que tratará da flexibilização do uso de máscaras deve ser editado e publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas. “Nas áreas internas e nas áreas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscara continuará sendo obrigatório”, pontuou o Governador João Doria ao anunciar a medida.

O Estado de São Paulo tem hoje 74,5% da população com esquema vacinal completo e deve ultrapassar, já nesta semana, a marca de 75%. São mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos completamente imunizadas, ou seja, com duas doses do imunizante do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech, além da dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, SP tem hoje cerca de 93% das pessoas vacinadas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2022 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados