Siga-nos

Problemas na região

Campanha do desarmamento agora prevê entrega anônima e indenização imediata

Publicado

em

Até semana passada, apesar da promessa, entrega em postos da GCM não seguia novas regras

A campanha do Desarmamento 2011 foi lançada no início de maio, com novidades criadas justamente para estimular a participação da população. Nesta edição, que segue até o final do ano, o pagamento por cada armamento entregue seria feito em 24h, as armas seriam destruídas em frente a quem a entrega e o anonimato seria garantindo. No entanto, até semana passada, quem procurava postos de entrega na região, como as bases da Guarda Civil Metropolitana, ficava decepcionado: ainda estava em vigor o esquema antigo, com necessidade de preenchimento de guia, falta de prazo definido para pagamento da indenização e recolhimento simples da arma, sem sua inutilização imediata. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana havia divulgado sua participação na Campanha Federal de acordo com as novas normas desde dia 6 de maio, porém na prática nada havia mudado

Mas, agora, a promessa da Prefeitura e do Ministério da Justiça é de que a partir de agora o quadro será outro. Foi só esta semana que um acordo foi estabelecido entre essas duas esferas de poder para garantir o novo esquema. Até então, só quem entregava suas armas nos postos da Polícia Federal é que já conseguia garantir as mudanças no sistema. O prefeito Gilberto Kassab afirmou que a administração municipal cooperará com a iniciativa do Governo Federal ao disponibilizar 34 postos de entrega de armas pela Cidade.

“A Prefeitura está abrindo 34 postos de arrecadação coordenados pela Guarda Civil Metropolitana. Dessa maneira, vamos poder contribuir para que essa campanha seja um sucesso. ”, disse o prefeito.  “As pessoas terão a oportunidade de entregar suas armas e serão incentivadas a isso”.

Com a garantia do anonimato, a Campanha quer indicar que a boa fé do cidadão é premissa fundamental da campanha e quem entregar a arma não precisará se identificar. O objetivo é incentivar o desarmamento, portanto quem entregar uma arma não correrá o risco de sofrer qualquer sanção ou penalidade.

Já a inutilização instantânea da arma foi pensada para o cidadão ter certeza de que a arma não será usada novamente. E o pagamento de indenização a quem entregar uma arma de fogo será mais ágil do que nas campanhas anteriores, pois será possível sacar o valor já no dia seguinte à entrega. O prazo para o saque se estende até 30 dias depois. O valor da indenização varia de R$ 100 a R$ 300. Munições podem ser entregues, mas não serão indenizadas.

Endereços

A Guarda Civil tem vários endereços na região: Jabaquara (Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani – fones 5011.7088 e 5011.2522); Vila Mariana (Rua Capitão Macedo, 553 – Vila Mariana – fones: 5083-3502 e 5539.0897), Ipiranga (Rua Divinópolis, 153 – Jardim da Saúde – fones: 5073.0799 e 5058.3323 – 5077.0205; Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral s/nº – fones: 5579.9460 e 5573.1329)

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. antonio jose gomes marques

    27 de julho de 2012 at 10:13

    A sub prefeitura da Vila Mariana deve urgentemente arborizar a a av.jabaquara,apos o termino das grades protetoras que muitos pedestres sismam em pular e danificiar.A vistoria previa e sempre necessaria,para evitar vandalismo.
    Grato

  2. antonio jose gomes marques

    27 de julho de 2012 at 10:15

    As pequenas ilhas nas confluencias das ruas orissangaxrosas
    e pitangueirasXjabaquara,devem ser melhoradas pela sub prefeitura,podando as arvores e limpando as mesmas,gramando e colocando grades para evitar vandalismo
    Isso e super importante para a nossa região
    Mirandopolis o bairro da familia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados