Siga-nos

Meio ambiente

Caminhões “dourados” vão estimular coleta seletiva

Publicado

em

Em breve, ele deve ser visto circulando pela Vila Mariana, Saúde, Jabaquara… Em todos os bairros atendidos pela Coleta Seletiva na cidade, um caminhão dourado, com o símbolo da reciclagem iluminado, vai circular pelas ruas com o objetivo principal de conquistar novas adesões. Atualmente, embora a capacidade de coletar, triar e reciclar tenha aumentado, a participação da população separando materiais e disponibilizando para coleta seletiva nos dias adequados ainda é pequena.

O projeto, chamado SP Cidade Gentil, é uma iniciativa das empresas concessionárias da serviço de coleta domiciliar de resíduos na cidade, a EcoUrbis e a Loga, com apoio da Prefeitura. Foi lançado esta semana, em evento que contou com a participação de diretores das concessionárias.

O caminhão dourado e iluminado é o grande destaque da proposta, que ainda conta com vídeos disponibilizados na internet e divulgação nas redes sociais. São contadas histórias de catadores, líderes comunitários, artistas e outras pessoas engajadas na coleta seletiva e que incentivam a reciclagem de materiais.

A web-série com mini documentários foi filmada dentro dos caminhões, que são verdadeiros “estúdios ambulantes”, e contam com decoração totalmente feita com itens recicláveis, como tampinhas, cds, retalhos de tecidos…

“Temos uma série de investimentos em ações de conscientização e comunicação. E o SP Cidade Gentil é um desses projetos”, disse o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

Ele ainda lembrou que a cidade de São Paulo produz 20 mil toneladas de lixo diariamente, sendo 11 mil toneladas de resíduos residenciais e do pequeno comércio. “Agora estamos levando a coleta seletiva para todos os distritos e todas as ruas com um trabalho complementar das cooperativas de catadores. Assumimos um compromisso de elevar os níveis de reciclagem de 1%, que era o que se praticava até 2013 na cidade, e hoje estamos chegando a 4% de reciclagem, em um esforço muito grande”, destacou.

Durante o evento de lançamento do projeto, que aconteceu na tarde da quarta, dia 23, vários participantes deste projeto deram seu depoimento. Entre elas, a motorista Maria José dos Santos, que destacou a importância de conseguir maior adesão da população. Ela conta que muitas vezes vê as pessoas deixarem lixo comum em dias de coleta seletiva e, por outro lado, materiais recicláveis sendo deixados para o caminhão tradicional. Também participaram do encontro a motorista Julia Silva Almeida e a coletora Fabiana Honoria da Silva. “O caminhão dourado chama a atenção por onde passa e acreditamos que vai estimular a participação da população”, contou Júlia.

“É nossa obrigação desenvolver a educação ambiental na cidade”, comentou Nelson Domingues, presidente da EcoUrbis, concessionária responsável pela coleta na Zona Sul da cidade. “Mas é com satisfação que vejo estas ações avançarem. E como cidadão, fico triste em ver tanto material reciclável acabando em aterros”, ponderou.

Para ele, o projeto SP Cidade Gentil é mais um passo importante para ampliar a coleta seletiva e a reciclagem. “As centrais mecanizadas foram o primeiro passo importante, com tecnologia de primeiro mundo. O grande investimento é em reciclagem”, concluiu Domingues.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados