Siga-nos

Sem categoria

Câmara deve aprovar seis feriados em junho e julho

Publicado

em

Objetivo de decreto é evitar trânsito e garantir segurança em dias de jogos da Copa na cidade

O prefeito Fernando Haddad enviou esta semana um decreto para a Câmara Municipal, que prevê a transformação de seis diferentes datas dos meses de junho e julho em feriados municipais – ou seja, dias sem aula, sem expediente, para evitar a circulação de pessoas, impedindo a coincidência de fluxo de pessoas que se dirigem ao trabalho e às escolas com os turistas e torcedores em movimento na cidade, em direção a estádios e pontos de interesse.
A medida é necessária, de acordo com a Prefeitura, também para atender exigências técnicas de segurança. “É fundamental garantir a redução expressiva do trânsito, impedindo eventual colapso do sistema viário”, afirma Haddad na justificativa da proposta.
A Câmara esta semana esteve envolvida na discussão e aprovação em primeira votação do Plano Diretor Estratégico da cidade, que chegou a gerar tumulto e protestos em frente ao parlamento. Não há data prevista, ainda, para a votação, mas a expectativa é de que o projeto seja aprovado, com brevidade.
A abertura do mundial acontece no dia 12 de junho, às 17h, com a partida entre Brasil e Croácia. O Itaquerão também receberá três jogos da primeira fase – Uruguai e Inglaterra em 19 de junho, Holanda e Chile no dia 23 e Coreia do Sul contra Bélgica dia 26. A Arena Corinthians também será sede de uma das partidas das oitavas de final, em 1º de julho, e da semifinal do dia 8 de julho.
Assim, São Paulo teria feriados nas quintas-feiras dias 12, 19 (que já é feriado de Corpus Christi) e 26, e também no dia 23, uma terça-feira. Em julho, os feriados seriam nas terças-feira, dias 1 e 8 – sendo que vale lembrar que o dia 9, quarta, é também feriado (estadual) por conta do Dia da Revolução Constitucionalista.
Outra observação importante é que há uma expectativa de que funcionários sejam também liberados em dias de jogos do Brasil, apesar de não ter sido decretado feriado nacional nas datas destas partidas.
Neste caso, além do feriado na abertura com o jogo Brasil e Croácia, dia 12, ainda haveria meio expediente no dia 17, terça, quando o Brasil disputa com o méxico às 16h. Dia 23, quando há o jogo Brasil e Camarões, às 17h, é possível que seja feriado o dia todo, caso a proposta de Haddad seja aprovada, porque na mesma data há jogo em São Paulo.
Depois, o Brasil ainda pode jogar nos dias 28 ou 29, se passar para a segunda fase, mas sem grandes alterações para a rotina já que as datas caem em um fim de semana. As quartas de final acontecerão no dia 4 de julho, uma sexta-feira. As semifinais nos dias 8 e 9, e a disputa por terceiro e quarto lugares no dia 12. A grande final está marcada para o domingo, 13.
A maior cidade da América Latina vai receber mais de 1,2 milhão de brasileiros e 258 mil estrangeiros durante os jogos da Copa do Mundo 2014, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados