Eleições 2020
Câmara de vereadores terá mudanças
Nomes tradicionais como Mario Covas Neto, Adriana Ramalho, Gilson Barreto e Police Neto não se reelegeram. Outros chegam para compor um novo cenário – como o ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que tem forte atuação no Jabaquara. A Câmara Municipal traz mudanças em sua composição para o próximo mandato, embora ainda mantenha algumas características na correlação de forças.
PT e PSDB mantiveram as maiores bancadas, mas perderam representantes. O PT caiu de 9 para 8 representantes e o PSDB foi de 11 para também 8. Já o Psol triplicou sua bancada – foi de duas para seis cadeiras – e se torna a terceira força no parlamento, ao lado do DEM, com o mesmo número.
A cláusula de barreira que valeu pela primeira vez esse ano, resultou na pulverização de outros partidos – dessa vez, diferente de outras eleições, para eleger representantes cada partido tinha que ter sua própria votação expressiva. Antes, a conta era feita a partir do total de votos da coligação de apoio a cada candidato a prefeito, o que facilitava a vitória de alguns nomes bem votados mas que integravam partidos pouco votados.
A divulgação oficial completa pode ser conferida no site do TSE .
A composição prevê um provável apoio de 25 nomes dos 55 que compõem a Câmara caso seja eleito em segundo turno o atual prefeito Bruno Covas (PSDB). Já Guilherme Boulos (PSol), caso eleito, deve contar com apoio dos 8 representantes do PT além de seus próprios 6 representantes, totalizando 14 votos. Ou seja, nenhum deles terá apoio automático da maioria e deverá negociar para aprovar projetos.
Da região, destaque também para a reeleição de Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (MDB). Ainda atuantes na zona sul paulistana, estão os irmãos Jair e Arselino Tatto (PT), Celso Gianazzi (PSol), Milton Leite (DEM), Rodrigo Goulart (PSD) e Marcelo Messias (MDB).
Esse mandato ainda terá a participação de um homem trans, Thammy Miranda, que teve a expressiva votação de 43.297 eleitores; uma mulher trans: Erika Hilton, a mais votada do Psol, com o também expressivo apoio de 50.477 eleitores; e uma travesti intersexo, Carolina Iara, integrante da Bancada Feminista, também do Psol, que totalizou 46.242 votos.
Confira a provável composição:
PT (Vagas: 8)
- EDUARDO SUPLICY
- DONATO
- ALESSANDRO GUEDES
- JAIR TATTO
- JULIANA CARDOSO
- SENIVAL MOURA
- ALFREDINHO
- ARSELINO TATTO
PSDB (Vagas: 8)
- RUTE COSTA
- EDUARDO TUMA
- JOÃO JORGE
- CARLOS BEZERRA JR.
- TRIPOLI
- AURÉLIO NOMURA
- FABIO RIVA
- SANDRA SANTANA
PSOL (Vagas: 6)
- ERIKA HILTON
- SILVIA DA BANCADA FEMINISTA
- LUANA ALVES
- CELSO GIANNAZI
- TONINHO VESPOLI
- ELAINE DO QUILOMBO PERIFÉRICO
DEM (Vagas: 6)
- MILTON LEITE
- ELI CORRÊA
- ADILSON AMADEU
- DRA SANDRA TADEU
- RICARDO TEIXEIRA
- MISSIONÁRIO JOSÉ OLIMPIO
REPUBLICANOS (Vagas: 4)
- ANDRÉ SANTOS
- SANSÃO PEREIRA
- ATILIO FRANCISCO
- SONAIRA FERNANDES
MDB (Vagas: 3)
- DELEGADO PALUMBO
- GEORGE HATO
- MARCELO MESSIAS
PSD (Vagas: 3)
- FELIPE BECARI
- RODRIGO GOULART
- EDIR SALES
Podemos (Vagas: 3)
- ELY TERUEL
- DR MILTON FERREIRA
- DANILO DO POSTO DE SAÚDE
Patriota (Vagas: 3)
- FERNANDO HOLIDAY
- RUBINHO NUNES
- MARLON DO UBER
PL (Vagas: 2)
- THAMMY MIRANDA
- ISAC FÉLIX
Novo (Vagas: 2)
- JANAÍNA LIMA
- CRIS MONTEIRO
PSB (Vagas: 2)
- CAMILO CRISTOFARO
- ELISEU GABRIEL
PP (Vagas: 1)
- FARIA DE SÁ
PSL (Vagas: 1)
- RINALDI DIGILIO
PSC (Vagas: 1)
- GILBERTO NASCIMENTO JR
PV (Vagas: 1)
- ROBERTO TRIPOLI
PTB (Vagas: 1)
- PAULO FRANGE