Siga-nos

Meio ambiente

Brasil se mobiliza por água e energia

Publicado

em

Mobilização simbólica, “Hora do Planeta” aconteceu em 23 de março e propôs interações via internet para resultados reais

 

Quinta edição da Hora do Planeta, promovida em 23 de março, superou as expetativas dos organizadores. O ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora para demonstrar a preocupação com o consumo excessivo de energia e com o aquecimento global atingiu 113 cidades brasileiras, quando a previsão inicial era de apenas 92 municípios. A mobilização atingiu 22 capitais, com participação de quase 500 empresas e organizações. Em São Paulo, o grupo Vá de Bike reuniu cerca de 100 ciclistas numa pedalada. O circuito passou por três dos locais e monumentos paulistanos que ficaram às escuras durante a Hora do Planeta: o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade.

Várias celebridades aderiram e quiseram mostrar que é possível fazer um uso consciente de recursos naturais. A cantora Gaby Amarantos topou o desafio “Eu vou se você for” do WWF e prometeu ficar um dia inteiro longe da internet se 1000 pessoas curtissem a foto dela no Instagram. Iniciativas como esta consistem na produção de um vídeo em que qualquer pessoa assume um compromisso e desafia outra com o objetivo de mudar o planeta e já reuniram mais de quatro milhões de interações no YouTube,

O movimento também quis chamar a atenção da população para os desafios em torno da água, já que 90% da energia consumida no país vêm de hidrelétricas. “Nós usamos água muitas vezes sem saber de onde ela vem. Não nos informamos qual sua origem, o que ela contém em sua composição, para onde ela vai depois. Energia, água e qualidade de vida estão todas intimamente ligadas”, destaca Maria Cecília Wey de Brito, secretária geral do WWF-Brasil, que é a Ong que promove o evento.

Há 12 anos, o WWF-Brasil trata do tema água por meio de dois programas para atuar na revisão das formas de utilização desse recurso natural em todo o país e na consolidação de legislações estratégicas como o Plano Nacional de Recursos Hídricos, Os programas permitiram ainda a mobilização de 17 milhões de pessoas em campanhas de água e clima em todo o Brasil.

 

A ponte Octavio Frias de Oliveira ficou apagada das 20h30 às 21h30 para marcar a Hora do Planeta. 3.900 cidades de 88 países participaram do evento.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados