Siga-nos

Meio ambiente

Brasil investe em energia eólica e solar

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Em menos de dois anos, a oferta de energia para o país contará com fontes eólicas e solar. Acaba de ser promovido um leilão de energia de reserva, que prevê o início do suprimento para 1º de outubro de 2017, com prazo de 20 anos.
A Energia de Reserva é Destinada a aumentar a segurança no fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional – SIN, para reduzir os riscos de desequilíbrio entre a oferta e demanda de energia elétrica no país, em casos de períodos prolongados de seca ou outras emergências.
Foi a primeira vez que a energia solar participou de um leilão com preços competitivos, o que marca a entrada da fonte no sistema elétrico brasileiro. Por outro lado, não houve oferta para a fonte biomassa, que garantiria energia a partir de resíduos sólidos
O leilão terminou com 62 usinas vencedoras (31 solares e 31 eólicas). “Contratamos energia solar com um dos menores preços que a gente tem conhecimento no mundo, um pouco abaixo de 90 dólares por megawatt hora. Isso coloca o Brasil realmente como uma das fronteiras da expansão da energia solar no mundo”, destacou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim.
“É uma ótima notícia. A gente conseguiu comprar uma fonte que é limpa e interessante, com pouco impacto ambiental, não faz emissões”, conclui Tolmasquim.
O preço inicial da energia solar sofreu um deságio de 17,9% em 104 rodadas que duraram oito horas, caracterizando o certame como o mais disputado da história.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados