Siga-nos

Segurança

Boletins de ocorrência podem ser registrados pela internet

Publicado

em

A Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) passou a registrar uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente. Será possível notificar pela internet roubo ou furto a residência; roubo ou furto a estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato; entre outros.

“O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, disse o governador João Doria.

As delegacias territoriais seguem funcionando normalmente, mas, em razão da disseminação da COVID-19, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos DPs e, assim, reduzir os riscos de contágio. A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre, mas foi antecipada por causa da doença.

A partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências serão avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato.

O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também vai receber mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado.

A Delegacia Eletrônica pode ser acessada a partir de computadores, smartphones ou tablets, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

Combate à subnotificação

Criada em 2000, a Delegacia Eletrônica tem como principal objetivo facilitar e incentivar o registro de ocorrências, evitando assim a subnotificação de crimes.

O sistema, disponível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, proporciona maior comodidade e praticidade às vítimas, que não precisam mais de deslocar até os distritos policiais para registrar as ocorrências.

Desde que entrou em funcionamento, a Delegacia Eletrônica já registrou mais de 13 milhões de ocorrências, sendo mais de 220 mil somente nos dois primeiros meses deste ano. Em 2019, por exemplo, as modalidades disponíveis no serviço digital apresentaram movimento 29% superior ao total de ocorrências presenciais.

Crimes que agora podem ser registrados na Delegacia Eletrônica desde o dia 25/03:

– Ameaça

– Estelionato

– Roubo ou furto a estabelecimento comercial

– Roubo ou furto a residência

– Roubo ou furto de carga

– Crimes contra o consumidor

Crimes que já podem ser registrados atualmente

– Roubo de veículos

– Furto de veículos

– Furto de documentos/celular/placa de veículo/bicicleta

– Perda de documentos/celular/placa de veículo

– Roubo de documentos/celular/objetos

– Injúria, calúnia ou difamação

– Acidente de trânsito sem vítimas

– Desaparecimento e encontro de pessoas

– Furto de fios/cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias)

– DEPA – Proteção Animal

Advertisement
12 Comentários

12 Comments

  1. WILMA

    25 de julho de 2020 at 17:09

    desde domingo dia 19 de julho de 2020 as 22.40 da noite eu vi retirarem um cachorro de dentro de uma garagem e colocado dentro de um carro e voltou depois de quaze 1.00 depois sem o animal. esse animal nao e meu mas sou parente dessa familia e sempre cuidei do animal tbm.,so que as pessoas se negam a me dizer aonde deixaram o animal e tbm n me deixam ve-LO POUIS TENHO MINHA MAE DE 90 ANOS DE IDADE QUE TBM ESTA DESDE ENTAO MTO TRISTE E DOENTE DEPOIS QUE RETIRARAM ESSE CACHORRO DAQUI DE PERTO DE NOS POIS EU QUIZ FICAR COM O CACHORRO E NAO QUIZERAM ME DAR SE NEGAM QUERER ELE DE VOLTA PRA CASA ELE VIVEU 08 ANOS C ESSA FAMILIA E AGRA REFORMARAM A CASA E SUMIRAM COM ELE N E JUSTO DIZER Q ELE ESTA BEM SI N ME DEIXAM VER E NEM SABER ONDE ELE ESTA POR FAVOR ME AJUDE A ENCONTRALO QUERO MTO CUIDAR DELE E SER SUA NOVA DONA E Q ELE GANHE UM NOVO LAR C MTO AMOR E CARINHO.

  2. FABIANA BRITO DA SILVA

    17 de agosto de 2020 at 15:20

    Perda de documentos

  3. Regiane de Fátima Aparecida Rodrigues

    18 de março de 2021 at 13:20

    Preciso fazer um BO . Fui enganada através de um empréstimo.

  4. Naiara Ribeiro

    11 de abril de 2021 at 17:27

    Olá boa tarde como eu posso está fazendo um boletinho de roubo de celular?

  5. Sonia Regina

    13 de abril de 2021 at 21:15

    Onde posso denunciar um crime ao consumidor, fiz uma compra em um site falso e perdi meu dinheiro

  6. chafik kanhouche

    15 de maio de 2021 at 8:47

    como proceder para fazer BO de acidente de transito sem vitimas

  7. Ginaldo de santana brito

    19 de maio de 2021 at 13:59

    Perdi meu documento

  8. Andreia de Almeida Santos

    17 de setembro de 2021 at 7:46

    Gostaria de fazer um boletim de ameaça

  9. Silmara Aparecida Candido

    8 de dezembro de 2021 at 20:17

    Quero fazer um boletim de estelionato

  10. Franciele

    18 de dezembro de 2021 at 18:34

    Pai da minha fica mim batendo oqui eu faço i fica vindo na porta da minha casa ameaçando

  11. Leandra

    20 de maio de 2022 at 7:35

    Bom dia ,fui vítima de propaganda enganosa de jovem aprendiz/venda de curso cancelei a matricula fiz acordo com a escola XXXXX tenho o documento 12 parcelas de 291,66 ate a terceira eles pagaram normal o venc ficou para todo dia 17,agora eles só enrolam até hj dia 20 n pagaran do mês d maio eu posso abrir um boletim d ocorrência, tenho um documento assinado por eles preciso do valor para pagar a fatura, eles alegam q o problema n é deles e sim do banco resumindo e eu só no prejuízo ta errado

    • Jornal Zona Sul

      20 de maio de 2022 at 10:02

      Para elaborar boletins de ocorrência, acesse o site indicado ou vá até a delegacia. Esse relato foi feito como comentário de uma notícia do portal de notícias Jornal SP Zona Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados